A próxima segunda-feira, 8 de março, é o último dia para os interessados se inscreverem no Processo Seletivo Simplificado, a fim de iniciar a graduação ainda neste 1º semestre. O candidato pode optar por redação online, que deve ser agendada, ou nota do Enem. O resultado será divulgado em até 72 horas após a realização da redação ou 24 horas após a inscrição pela nota do Enem. A matrícula também ocorrerá totalmente a distância, logo após divulgação do resultado para cada candidato.
Entre as novidades, são oferecidos mais de 20 novos cursos de bacharelado; de graduação tecnológica com metodologia híbrida e a distância; e de presenciais de Biomedicina na Unidade Praça da Liberdade e no Campus Poços de Caldas, além de Odontologia também nesse Campus. As inscrições podem ser feitas pelo pucminas.br, e as vagas estão sendo preenchidas e atualizadas semanalmente.
Além das novas ofertas presenciais, estão entre as novidades os bacharelados com metodologias híbrida e na modalidade virtual em Serviço Social, Engenharia de Produção, Educação Física e Sistemas de Informação; os de graduação tecnológica a distância em Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Comercial, em Comércio Exterior, Gestão em Marketing, Logística, em Design de Interiores (híbrido), Produção Multimídia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Banco de Dados, em Redes de Computadores, em Segurança da Informação, em Gestão da Tecnologia da Informação, em Sistemas para Internet e em Jogos Digitais.
O processo seletivo se refere ao preenchimento de vagas dos cursos de graduação (nos campi e unidades de Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade, São Gabriel), Betim, Contagem, campi do interior em Arcos, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia e demais polos de educação a distância em Curitiba (PR), Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus (AM), Montes Claros, Recife (PE), Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Das vagas em oferta para cada curso, turno, semestre e local, 85% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo realizado por intermédio de prova, e 15% àqueles que se inscreverem para o processo seletivo por meio das notas obtidas no Enem. No caso dos cursos de graduação tecnológica a distância, 50% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo por intermédio de prova, e 50% aos que se inscreverem pela nota do Enem.
PUC Minas Virtual
Os chamados cursos superiores de tecnologia (CSTs) são uma modalidade de ensino regulamentada pelo MEC com formação especializada, voltada para o mercado de trabalho. Os CSTs totalmente a distância ofertados pela PUC Minas Virtual utilizam metodologia inovadora, baseados na solução de problemas reais, no desenvolvimento de soft skills e na preparação para atuação em um mundo de grandes desafios. São 15 cursos nas áreas de Gestão, Comunicação e Tecnologia da Informação.
Já os bacharelados e CSTs híbridos oferecidos contam, também, com parte das aulas práticas presenciais, que acontecerão nos polos de matrícula dos alunos, em horários previamente definidos. São eles os cursos de Educação Física, Serviço Social, Design de Interiores, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.
Engenharias
Os melhores cursos de Engenharia do Brasil, sendo 90% deles com nota 4 no CPC/MEC, o que significa altíssima qualidade; as mais variadas opções na área e 72 laboratórios de ponta, além de desfrutar de empregabilidade muito alta (primeiro e segundo lugares em pesquisas como o Ranking da Folha de S. Paulo) e currículo sempre atualizado com o mercado de trabalho. Esses são alguns dos diferenciais dos cursos de Engenharia da PUC Minas listados pelo diretor do Instituto Politécnico (Ipuc), professor Attenister Tarcísio Rego, que estão com inscrições abertas para ingresso neste ano de 2021 pelo Processo Seletivo Simplificado. São diversas opções nos vários campi e unidades da Universidade.
O diretor do Ipuc acredita que em 2022 haverá muita evolução no Brasil na área da Engenharia, contrastando com a crise em que o país está inserido desde 2016. “O país não pode ficar parado, sem energia, infraestrutura, produção”, observa. “Sem Engenharia o país fica estagnado”. De acordo com ele, a Engenharia Civil já está se recuperando no Brasil, estimulando outras áreas da economia. “Vamos viver uma época boa a partir do segundo semestre deste ano, e quando esses alunos estiverem se formando, daqui a cinco anos, haverá mais estágios, empregos”, analisa o professor. “O profissional será muito bem aceito pelo mercado, será um profissional de sucesso”.
Entre os laboratórios do Ipuc, que reúne as engenharias da Universidade, destacam-se o SIMCenter, o Centro de Excelência em Simulação de Dinâmica e Segurança Ativa Veicular, com o que há de mais moderno em tecnologia. Outro destaque é o CPMEC, Centro de Pesquisa em Motores, Emissões e Combustíveis. Na Engenharia Aeronáutica, o curso dispõe de hangar real de companhia aérea, com simulador de voo. O Ipuc também dispõe do Microscópio Eletrônico de Varredura, um equipamento de altíssimo nível, dotado de tecnologia de ponta, permitindo ampliar uma imagem em até 50 mil vezes. O professor Attenister cita também laboratórios de controle, informática e redes com sistemas e equipamentos sempre atualizados, além dos laboratórios de análise em Engenharia Química e da Engenharia de Produção.
Em seus diversos campi e unidades, são ofertados os cursos de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Energia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Aeronáutica e Engenharia de Produção, alguns em formato híbrido, com aulas presenciais e a distância.
Os cursos
Uma das boas opções é o Curso de Engenharia de Energia, ofertado no Campus Coração Eucarístico. Afinado com a atual realidade de crescente demanda energética, o curso forma profissionais habilitados à atuação tanto no meio acadêmico como em empresas, que atuam nos ramos de projetos, consultorias, implantação de sistemas de abastecimento energético, racionalização e modernização desses sistemas.
Já o Curso de Engenharia Civil contempla as várias áreas de atuação do engenheiro civil, que projeta e constrói edifícios, rodovias, ferrovias, pontes, viadutos, além de atuar em obras de drenagem, irrigação, saneamento urbano e rural. O Curso de Engenharia Civil é oferecido nas unidades do Barreiro, São Gabriel e Praça da Liberdade e também nos campi Coração Eucarístico e Poços de Caldas.
O Curso de Engenharia Elétrica forma um bacharel responsável, entre outras áreas, pela concepção e operação da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ele concebe, projeta, constrói e realiza a montagem, operação e manutenção de instalações de energia e industriais, além dos sistemas de medição e de controle, analisando as diversas alternativas tecnológicas e de custo final dos investimentos. O Curso de Engenharia Elétrica é oferecido na PUC Minas Coração Eucarístico, Contagem e Poços de Caldas.
Por meio de uma formação abrangente e multidisciplinar, o Curso de Engenharia de Controle e Automação irá capacitar o aluno a atuar como um bacharel de sistemas de Controle e Automação, incluindo desde a concepção de processos, até a implementação, utilização e manutenção de sistemas automatizados. O bacharel de Controle e Automação articula os conhecimentos de engenharia, robótica, computação, tecnologia de informação e gerenciamento de projeto, o que o torna um profissional versátil.
Com o olhar atento para os desafios que o processo de desenvolvimento do Brasil apresenta , a PUC Minas oferece no Campus Coração Eucarístico também o Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação. O curso forma profissionais capacitados para atuar no desenvolvimento, manutenção e gerenciamento de projetos de sistemas eletroeletrônicos, de sistemas computacionais dedicados, de automação e de comunicação, com ou sem fio, voltados para as áreas industriais, comerciais e residenciais.
O Curso de Engenharia Mecânica é oferecido nos campi Coração Eucarístico, Contagem, Praça da Liberdade e São Gabriel. O bacharel em Engenharia Mecânica atua na área automotiva, aeronáutica, indústria de óleo e gás, mineração, siderurgia, energia, naval, projetos de equipamentos para variados setores da indústria e prestação de serviços. No Campus Coração Eucarístico o curso oferece, adicionalmente, linha de formação em Mecatrônica.
Oferecido nos turnos manhã e tarde, no Campus Coração Eucarístico, o Curso de Engenharia Química está ligado aos processos industriais em que diferentes matérias-primas são transformadas em produtos de maior interesse para a sociedade. O curso habilita profissionais para atuar na busca de soluções de problemas tecnológicos relevantes para a humanidade, direcionados a áreas vitais como água, alimentos, energia e ambiente.
Outra opção é o Curso de Engenharia Aeronáutica na Unidade São Gabriel, que tem como objetivo a formação de profissionais que poderão atuar tanto nos setores industriais de concepção do projeto de fabricação de aeronaves, quanto na área de gestão de serviços de manutenção e inspeção e gestão aeroportuária. O Curso conta com a estrutura de um hangar, com um jato executivo, simulador de voo e diversos laboratórios para testes, estudos e pesquisas, além de plataformas utilizadas na indústria.
Também integra o Ipuc o Curso de Engenharia de Produção, oferecido nas unidades da Praça da Liberdade e Barreiro e também nos campi Coração Eucarístico, Betim e Poços de Caldas, além da modalidade híbrida pela PUC Minas Virtual. O curso forma um profissional versátil, que pode atuar em organizações manufatureiras, de construção, nas empresas de serviços, nas instituições e empresas públicas ou no próprio empreendimento. O bacharel em Engenharia de Produção é um profissional versátil e com formação para atender às necessidades de integração entre diferentes áreas de conhecimento dentro das organizações empresariais. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas pela internet.
Mais informações sobre os cursos da PUC Minas pelo telefone (31) 3319-4444 e pelo http://pucminas.br