Agenda PROEX
Número 77 | 1º a 7 de março de 2021

Rede Incluir agora é PUC Inclusiva


A partir deste semestre, o programa de extensão Rede Incluir passa a se chamar PUC Inclusiva e faz parte das ações desenvolvidas pela Universidade voltadas para a promoção da inclusão de pessoas com deficiência. O programa passa a assumir com maior legitimidade a função de um programa de extensão universitária, abarcando vários projetos de extensão, práticas investigativas e de promoção da inclusão junto às comunidades acadêmica e externa.

A estrutura organizacional do PUC Inclusiva é composta por quatro eixos: mobilização social, business, carreiras (capacitação e emprego) e hub de tecnologia e educação assistiva.
“O nome PUC Inclusiva visa ressaltar a centralidade da inclusão na missão da PUC Minas”, explica a coordenadora, professora Carolina Costa Resende, que também integra a equipe do Nupae (Núcleo de Programas, Projetos, Atividades, Cursos e Eventos de Extensão).

O objetivo geral da PUC Inclusiva é promover a capacitação de pessoas com deficiência e de empresas interessadas em fortalecer a cultura de inclusão no ambiente corporativo, de forma articulada com a rede local, municipal e regional de afirmação de direitos, com o foco na inserção no mercado de trabalho, emancipação e cidadania. Visa ainda oferecer aos extensionistas a oportunidade de contato com a experiência inovadora inclusiva.

Em função da pandemia, o PUC Inclusiva teve que se reinventar e alguns cursos foram remodelados, para a modalidade virtual, como o NVDA Avançado e o Informática Básica NVDA, ambos para pessoas com deficiência visual. O NVDA (Acesso Não Visual à Área de trabalho) é um leitor de telas livre e de código aberto para o Sistema Operacional Windows. Além disso, uma parceria com o Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei) também foi estabelecida para o desenvolvimento de um site e uma plataforma digital de inclusão.