Lidiane Tereza Fagundes Miranda, graduada em Ciências Contábeis pela PUC Minas São Gabriel e aluna da pós-graduação PUC Minas, e a professora Ana Carolina Vasconcelos Colares, do curso de Ciências Contábeis da PUC São Gabriel, conquistaram segundo lugar no Prêmio Não Aceito Corrupção, na categoria Academia. A cerimônia de divulgação dos resultados foi realizada em transmissão ao vivo pelo Facebook na quarta-feira, 9 de dezembro.
As autoras do projeto "Corrupção no Ensino Remoto na Educação Superior Durante a Pandemia do Covid-19 e a Percepção de Justiça dos Alunos" aplicaram um questionário a mais de duzentas pessoas sobre a percepção de justiça dos alunos durante as aulas online. Foram abordados diversos temas como consultas a materiais e consultas a terceiros durante as avaliações online. Alunos de diversas instituições de ensino superior responderam o questionário.
Na categoria Academia, em primeiro lugar ficou o trabalho "O Controle Social como Mecanismo de Combate à Corrupção: Uma Análise dos Gastos com Diárias das Câmaras Municipais da Paraíba no ano de 2019", de Patrícia Regina Alves Pessoa e Rosemary Rodrigues do Nascimento, sob orientação de Fernando José Vieira Torres da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Em terceiro, "Apontamentos sobre o Modelo de Avaliação de Programas de Integridade pelo Poder Público", de Felipe Barbosa Zani, com orientação de Fernando Macedo, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC RJ.
O Prêmio Não Aceito Corrupção é uma iniciativa conjunta do Instituto Jatobás e do Instituto Não Aceito Corrupção, que busca estimular estudantes e professores a aprofundar a discussão sobre conceitos e soluções práticas relacionadas à corrupção e seu combate no Brasil. O concurso cultural é destinado a estudantes universitários de graduação e pós-graduação que buscam contribuir para a sensibilização, mobilização e divulgação dos conceitos relacionados ao tema do combate à corrupção, por meio do estímulo ao desenvolvimento e reconhecimento de projetos acadêmicos, aplicativos e peças de comunicação, divididos em três categorias: academia, tecnologia e comunicação.
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