De segunda a quarta, 9 a 11 de novembro, acontece o Meeting Iceg, evento semestral realizado pelo Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg). As atividades serão transmitidas pelo YouTube.
O encontro discutirá, sob a perspectiva da gestão e da economia, a situação atual vivida pelo país e pelo mundo a partir da pandemia da Covid-19. Nomes respeitados do setor, alguns deles trabalhando fora do Brasil, trazem novas ideias para questões como crise e retomada do crescimento.
As inscrições para a obtenção de certificado acadêmico e de horas de Atividades Complementares de Graduação (ACG) deverão ser feitas pelo Sympla, no momento do evento. Haverá links para cada live. Os inscritos só receberão certificados para o evento do qual realmente participar.
9/11 - 19h
Impactos e Desafios na Economia do Covid-19
A live discutirá detalhadamente questões como os impactos macroeconômicos da pandemia do Covid-19, com foco nos desafios para o Brasil, e os conflitos inerentes à desigualdade, além do papel das políticas públicas.
Para falar sobre isso, o professor do Departamento de Economia Alexandre Queiroz Guimarães, doutor em Ciência Política pela Sheffield University, convidou o professor Bruno Diniz, pesquisador da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e doutor em Ciências Sociais pela UFMG e o professor do Cedeplar/UFMG Fabrício José Missio, que também é diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipead).
10/11 - 19h
Pitch Day
O empreendedorismo é um dos maiores aliados no que se refere à retomada dos negócios. Entretanto, vender uma ideia é algo que requer preparação e estratégia. No dia 10 de novembro, das 19h às 20h40, o professor do Departamento de Ciências Contábeis do ICEG, Marco Pereira, convidou nomes de relevância para tratar do assunto.
O professor Alysson Lisboa, do IEC PUC Minas, falará sobre a importância do pitch bem feito e de como preparar uma apresentação de impacto. Em seguida, Cristiano Oliveira, CEO da Olivia.IA avalia, diretamente da Califórnia (EUA), a importância do processo de validação. Maycon Andrade, especialista em transformação digital e gestão de projetos, analisa a construção de culturas de inovação e o engajamento de equipes no mundo das startups. Para finalizar, Lorena Viana Souza, fundadora da Biomimetic Solutions, trata de um tema relevante para o momento: como o Covid-19 trouxe um olhar para o empreendedorismo de base tecnológica.
11/11 - 10h40
Gestão de Crises nas Mídias Sociais: um termômetro do mercado
O último dia do evento traz a doutora Sara Pimenta, que também coordena o curso EAD de Administração da PUC Minas Virtual, traz um tema bastante relevante da contemporaneidade: as tecnologias digitais de informação e comunicação e como elas vêm alterando o ambiente no qual as crises corporativas acontecem. Em especial, a live irá refletir sobre os benefícios e os desafios das mídias sociais para o gerenciamento de crises.
A primeira convidada desta manhã de trabalhos é Luciana Velloso, doutoranda da York University (Canadá) e docente dos Programas de Graduação e Pós-Graduação da Goldsmiths, University of London (Reino Unido). Depois da fala de Luciana, que acontece diretamente de Londres, é a vez da argumentação do professor Marcelo de Rezende Pinto. Ele é doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e, atualmente, coordena o Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA PUC Minas), atuando na linha de pesquisa Estratégia e Marketing.
Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br