Foi lançado na terça-feira, 29 de setembro, o Decálogo da Educação Humanista , uma publicação da Universidade que reúne textos que se dedicam a refletir sobre o Pacto Educativo Global, um chamado do Papa Francisco à construção de uma educação humanista, porque inclusiva e libertadora. A publicação, organizada pelo secretário de Comunicação da PUC Minas, professor Mozahir Salomão Bruck, traz a carta do Papa que convoca os cristãos de todo o mundo ao Pacto e um documento com orientações de trabalho para o Pacto Educativo.
O livreto traz reflexões dos 10 diretores de institutos e faculdades da Universidade, que representam todas as áreas de conhecimento, e tem a apresentação do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Ele explica que a publicação pretende ser um "animado e sonoro sim" à convocação do Papa Francisco para que se construa um Pacto Educativo Global "que contemple o claro conceito de que 'tudo está interligado', na perspectiva de um humanismo e ecologia integrais". A iniciativa da obra é do Instituto de Ciências Humanas e do Ânima.
O pacto, pontua o reitor, "sinaliza a retomada de uma agenda contemporânea, socialmente responsável, ética e, sobretudo humanista para a educação em todos os níveis e em todo o mundo", uma educação voltada para o respeito ao outro, para a promoção da cidadania, para o afeto. "A PUC Minas manifesta profunda adesão às propostas do Pacto Educativo Global, entendendo a educação como dimensão e prática social transformadora, libertadora de todas as amarras, iluminada pela fé e a consciência de que o verdadeiro serviço da educação é a educação ao serviço", destaca o professor Dom Joaquim Mol.
Acesse a íntegra do decálogo.