Agenda PUC Minas em Contagem
Número 374 | 28 de setembro a 04 de outubro de 2020

ICEI Talks

bate-papo sobre microeletrônica

Na edição desta semana, o ICEI Talks traz um bate-papo com a presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, com tema A ciência invisível que fazemos. A palestra acontece na quarta-feira, dia 30/09, às 18h, e conta com a mediação do diretor do ICEI, professor Lúcio Mauro Pereira, do coordenador do Curso de Engenharia de Computação, professor Sandro Jerônimo, e da coordenadora do Curso de Engenharia de Software, professora Maria Augusta Nelson.

 

A proposta desse encontro é tratar do que há de sublime, imponderável e indizível na vida acadêmica: a felicidade. Em pauta estão as fábulas, parábolas e apólogos que envolvem a carreira de mulheres em ciência e tecnologia, considerando a Educação 5.0. Ainda serão apresentadas algumas aplicações para 1 quintilhão de chips (dispositivos) que estão sendo fabricados com destino a Internet de Todas as Coisas, Internet Robótica, Internet dos Drones, Jogos, LiFi e tantas outras aplicações da microeletrônica.

 

Acesse e confira!

 

Linnyer Beatrys Ruiz Aylon é Presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), professora das disciplinas de Felicidade e Inovação na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Engenheira de Computação, Mestre em Engenharia Elétrica, Doutora em Ciência da Computação com pós-doutorado pela UFMG, membro do Comitê de Assessoramento de Microeletrônica (CA-ME) do CNPq, bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq, gestora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Nano e Microeletrônicos (INCT NAMITEC), entre outras atividades. Em 2019, A equipe da professora Linnyer foi a vice-campeã do Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Neste mesmo ano, Linnyer foi indicada ao Prêmio Carolina Bori e ao Prêmio José Richa. Em 2018 recebeu Láurea da Universidade Estadual de Maringá como reconhecimento por sua dedicação, retidão, perseverança, honestidade e respeito. Em 2017, venceu o Desafio Smart City. Em 2016, a tese orientada por ela foi vencedora do 2º Lugar no Concurso de Teses e Dissertações da SBC. No mês de março de 2013, recebeu o prêmio IEEE Women in Engineering, entregue pelo Institute of Eletrical and Eletronics Engineers. A láurea foi um reconhecimento por sua contribuição na área de sistemas de computação que está inserida na intersecção da ciência da computação e da microeletrônica e pela representação das mulheres na ciência.

Pós-graduação PUC Minas