Agenda PROEX
Número 63 | 21 a 27 de setembro de 2020

Novo projeto de extensão na Apac feminina


Teve início, na unidade feminina da Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) em Belo Horizonte, no bairro Gameleira, o projeto de extensão Elas, com o objetivo inicial de conhecer o perfil das recuperandas. O projeto integra o programa de extensão programa (A)penas Humanos: ações interdisciplinares no âmbito da Apac. As intervenções propostas pelo projeto visam à promoção da saúde e favorecimento do processo de retorno ao convívio social. O projeto está se desenvolvendo por meio de parceria entre três cursos de graduação – Psicologia, Fisioterapia e Direito – e da pós-graduação em Psicologia, com a possibilidade expansão para outros cursos. O primeiro encontro da Psicologia será realizado nesta segunda-feira, 21 de setembro.

“Serão desenvolvidas ações voltadas para condicionamento cardiorrespiratório, manutenção de atividades físicas supervisionadas, o fortalecimento do vínculo familiar, qualificação profissional das recuperandas, esclarecimentos jurídicos, como também intervenções que favoreçam o diálogo da Apac com a comunidade, sobretudo da região na qual a unidade prisional foi implantada”, explicam as professoras Patrícia Dayrell Neiva e Maria Carmem Schettino, coordenadoras do programa (A)penas Humanos.

Desde início de setembro, as atividades desenvolvidas são síncronas, por meio da plataforma Teams. De acordo com a professora, a participação dos alunos está sendo efetiva e os cursos de Fisioterapia e Psicologia já realizaram as primeiras oficinas previstas, incluindo tanto os discentes extensionistas como também alunos de disciplinas vinculadas aos respectivos cursos. “Além da natureza interdisciplinar, o projeto articulará ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação acadêmica e profissional do discente. No que tange aos benefícios para a população atendida, o projeto propiciará às recuperandas atendimento qualificado, voltado para a promoção da justiça social, da igualdade, dos direitos humanos e da cidadania”, afirma.

 

Intervenções do projeto Elas visam à saúde e convívio social

Intervenções do projeto Elas visam à saúde e convívio social