Agenda PROEX
Número 63 | 21 a 27 de setembro de 2020

Migrações

Seminário da Cátedra Sérgio Vieira e Acnur


O XI Seminário Nacional das Cátedras Sérgio Vieira de Mello e Acnur, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, será realizado de 22 a 24 de setembro, organizado e coordenado pela PUC Minas, com o apoio das universidades que compõem a Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Para se insrever, preenchar o este formulário. A participação será pela plataforma Zoom e haverá emissão de certificado. 

O projeto de extensão LER: Leitura e Escrita com Refugiados e Migrantes, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras e coordenado pelas professoras Sandra Cavalcante e Josiane Militão, integra, desde o final de 2019, as ações da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

Por conta das restrições sanitárias que no momento são impostas a todos, o evento será transmitido pela plataforma Zoom e simultaneamente no canal PUC Minas Lives pelo Youtube. O tema central dessa edição do seminário será a abordagem do impacto causado pela crise do Covid-19 sobre o refúgio e a migração.

Irão participar do evento especialistas brasileiros e internacionais, representantes da sociedade civil, e especial espaço será reservado para que refugiados e imigrantes, atendidos pelas cátedras, possam se expressar sobre as atividades que desenvolvem nas universidades. O evento será encerrado com um debate sobre as ameaças à aplicação da Declaração de Cartagena frente às medidas tomadas pelos governos da
América Latina no momento da pandemia.

O que é a CSVM

Promover a educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada à população em condição de refúgio é um dos objetivos da Acnur. 

Desde 2003, a Agência da ONU implementa a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) em cooperação com centros universitários nacionais e com o Comitê Nacional para Refugiados (Conare).

Neste acordo de cooperação com as universidades interessadas, o ACNUR estabelece um Termo de Referência com objetivos, responsabilidades e critérios para adesão à iniciativa dentro das três linhas de ação: educação, pesquisa e extensão. Além de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, a Cátedra também visa promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro desta temática. O trabalho direto com os refugiados em projetos comunitários também é definido como uma grande prioridade. Como exemplos de iniciativas, diversas universidades têm desenvolvido ações para fomentar o acesso e permanência ao ensino, a revalidação de diplomas, assim como o ensino da língua portuguesa à população de refugiados.

A importância desta iniciativa foi reconhecida pela Declaração e Plano de Ação do México para Fortalecer a Proteção Internacional dos Refugiados na América Latina, assinada em 2004 por 20 países da região e que recomenda a investigação interdisciplinar da promoção e da formação do direito internacional dos refugiados.

A Cátedra, como seu nome indica, é uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto no Iraque naquele mesmo ano e que dedicou grande parte da sua carreira profissional nas Nações Unidas ao trabalho com refugiados, como funcionário do ACNUR.

Programação

O evento contará com palestras, diálogos com experiências de migrantes e refugiados e apresentação das atividades das cátedras em 2019/2020.  Ocorrerá por meio da plataforma Zoom e contará com transmissão em tempo real também pelo PUC Minas Lives, no YouTube. 

Para mais Informações: acesse aqui

Contato: ics.catedrasvm@pucminas.br