Agenda PROEX
Número 58 | Edição Regime Letivo Remoto

Nova realidade

Regime remoto sem abrir mão de princípios


Com a chegada do novo coronavírus ao país e a adoção do Regime Letivo Remoto pela PUC Minas, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) precisou se adequar a essa nova realidade. Com isso, setores, programas, projetos, práticas curriculares e outras atividades que antes eram realizados presencialmente tiveram que migrar para o ambiente virtual. No primeiro semestre de 2020, 55 projetos foram realizados em regime remoto, nos diversos campi e unidades, incluindo os projetos vinculados ao programa de extensão PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças. Ao todo, 400 extensionistas foram envolvidos, sendo 165 beneficiários de bolsa e 235 voluntários.

“Tivemos que nos reinventar e convidar as instituições, comunidades, grupos de pessoas, associações de artesãos e outros profissionais a interagirem conosco de forma remota, com a utilização da internet, mas sem abrir mão das diretrizes e princípios básicos da extensão universitária: o atendimento de demandas e necessidades das comunidades, o exercício do diálogo, o trabalho ‘junto com’ e não ‘para’, a contribuição para uma formação de qualidade de nossos estudantes, a busca de práticas que possam ajudar a transformar nossa sociedade em instância de inclusão e não de segregação, marginalização e exclusão”, explica o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe.

Segundo o professor Wanderley, as ações extensionistas foram, aos poucos, se adequando à nova realidade, criando novos formatos e dispositivos e conquistando a adesão de professores, estudantes e dos diversos públicos com os quais a extensão trabalha e dialoga. “Estamos terminando o semestre letivo com a consciência de que a Extensão Universitária não vai ser paralisada pela pandemia, nem vai deixar de cumprir sua missão, sintonizada com uma universidade que tem enfrentado a crise atual com a disposição e a coragem de propor inovações, mesmo quando isso parece improvável”, afirma o pró-reitor.