Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 205 | 6 a 12 de julho de 2020

Doutorado em Informática PUC Minas: primeira defesa do programa será online

A primeira defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUC Minas será realizada de forma online. Com o tema A 5G Vehicle-to-Everything Ecosystem with Internet of Vehicles based Approaches, a tese pretende contribuir com uma proposta de abordagens estratégicas para conexão que visam fornecer mais confiabilidade, bom desempenho, segurança e entretenimento a bordo de veículos, baseada em aplicações suportadas pela rede 5G. O candidato Carlos Renato Storck se apresenta no dia 21 de agosto de 2020, às 14h, em sessão aberta e online.

A banca será composta pelos professores Fátima de Lima Procópio Duarte Figueiredo – orientadora (PUC Minas), Antonio Alfredo Ferreira Loureiro (UFMG), Joel José Puga Rodrigues (UFPI), Augusto José Venâncio Neto (UFRN) e Raquel Aparecida de Freitas Mini (PUC Minas).

Os interessados em assistir à defesa poderão solicitar o link e a senha de acesso à sala virtual até o dia 20 de agosto pelo e-mail ppginfsec@pucminas.br.

Conheça um pouco mais sobre a pesquisa:

A Internet, nos dias atuais, conecta mais coisas que pessoas. Dentre as muitas coisas ligadas à Internet, destacam-se os veículos. Os veículos estão, cada vez mais, inteligentes, automáticos e conectados. Essas redes de veículos podem ser úteis em controles, alertas e minimizações de acidentes, de tráfego, de obras, ou em aplicativos multimídia de entretenimento a bordo do veículo. Eles podem ser conectados entre si, na modalidade veículo-a-veículo (V2V), ou podem ser conectados a outros elementos, em um ambiente virtual denominado veículo para tudo (V2X). A Internet de Veículos (IoV), para funcionar bem, precisa de boa infraestrutura de rede. A quinta geração (5G) de rede de celular pode servir como infraestrutura de suporte para conectar veículos inteligentes em movimento, caracterizando a ligação de veículos para tudo através da rede de celular (C-V2X).  Essa é a tecnologia que pode proporcionar maior conforto e mais segurança nas estradas através dos sistemas avançados de assistência ao motorista. No entanto, a rede apresenta desafios específicos, como a instalação de serviços baseados no usuário e um número muito alto de transferências entre antenas, em cenários com grande mobilidade. A proposta da presente tese é a busca de abordagens estratégicas para a conexão IoV em um ecossistema 5G V2X. Nesse sentido, os objetivos que definiram as etapas do trabalho foram a caracterização da arquitetura IoV suportada por uma rede 5G em comunicações C-V2X, a proposição de um ecossistema 5G V2X baseado no controlador de rede definida por software (SDN), a apresentação de uma abordagem probabilística sobre a seleção de Células Virtuais (V-Cells) centradas no usuário; a indicação de uma solução para decisões de handovers para veículos conectados à um rede 5G ultradensa; e a validação de um modelo de estrutura de tecnologia de rede 5G como facilitador para o fornecimento de novos serviços. A motivação foi o fato da integração de 5G com outras tecnologias aprimorar os serviços oferecidos. A contribuição da tese é uma proposta de abordagens específicas para a instalação de V-Cells, para lidar com handovers frequentes, para fornecer entretenimento a bordo e para permitir o desempenho eficiente da comunicação V2X via celular (C-V2X), baseada em aplicações suportadas pela rede 5G.