Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 204 | 29 de junho a 5 de julho de 2020

THE Golden Age Ranking 2020

A PUC Minas está incluída entre as melhores universidades do mundo no  ranking The Golden Age 2020 da consultoria britânica Times Higher Education (THE), divulgado nesta quarta-feira, 24 de junho. A universidade é também a única particular do Estado de Minas Gerais e uma das 20 brasileiras presentes nesta edição. Entre os quesitos avaliados, a PUC Minas obteve a maior pontuação no indicador Transferência de Conhecimento para a Indústria, categoria que avalia a capacidade da Universidade em inovação e consultoria para o mercado e de atração de financiamentos de projetos.

Golden Age 2020, que seleciona universidades fundadas há mais de 50 anos e há menos de 80 anos, utiliza a base de dados do THE World University Rankings, que avalia universidades em todo o mundo. Além de inovação e atração de financiamentos de projetos, o ranking avalia outros quatro indicadores: Pesquisa (volume, infraestrutura e reputação), Ensino (ambiente de aprendizagem), Reconhecimento Internacional (pesquisa e intercâmbio) e Citações (analisa o papel das universidades na disseminação de novos conhecimentos e ideias).

As universidades selecionadas para o Golden Age Ranking foram criadas entre 1945 e 1967. Nesta edição de 2020, 308 instituições  participam do ranking, que recebeu este nome porque o pós-guerra é conhecido como o período dos anos dourados para a educação superior, caracterizado pela rápida expansão e pelo crescimento do investimento em pesquisa.


Presença constante

Com esse resultado, a Universidade está presente pela quarta vez em um ranking da Times Higher Education. Em abril deste ano a PUC Minas figurou no Times Higher Education Impact Ranking 2020, que avaliou o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas 766 universidades participantes, diante dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A Universidade também se classificou entre as melhores na edição mundial dessa pesquisa em 2018 e entre as melhores universidades dos países de economia emergente em 2019.