Agenda PUC Minas em Contagem
Número 363 | 22 a 28 de junho de 2020

Extensão

projetos de Contagem promovem atividades durante quarentena

Os projetos de Extensão da PUC Minas Contagem não pararam durante o período da quarentena: contando com apoio de plataformas digitais, a Universidade Aberta ao Idoso - UNAI e o Espaço Dignidade e Cidadania promovem semanalmente encontros pelo Whatsapp. As atividades propostas vão desde bate-papos a visitas digitais a museus, que auxiliam no cuidado com a saúde física e mental dos públicos atendidos.

  

 

UNAI - Universidade Aberta ao Idoso

 

O projeto busca manter e aprimorar a proposta educativa que visa a permanência do idoso em seu contexto social, cultural e familiar, pelo maior tempo possível, com o melhor grau de saúde, autonomia, independência, ampliando seus conhecimentos e informações e, consequentemente, sua autoestima e realização. As atividades acontecem nos mesmos dias e horários de quando feitas presencialmente, às segundas e quintas-feiras, das 14h às 16h. São trabalhados temas diversos a cada encontro, conforme indicação das beneficiárias.

 

As atividades à distância têm sido acompanhadas pela professora Anna Cristina Pegoraro, do departamento de Psicologia e que leciona no curso de Direito da PUC Contagem. “Nós trabalhamos com temas que consideramos pertinentes, a partir da demanda das beneficiárias. Tivemos uma oficina em especial que elas amaram. Nós temos uma extensionista, a Daniela, que é natural de Guiné Bissau. Nesse encontro ela promoveu um passeio pelo país, falando sobre os costumes locais, as principais curiosidades, números de habitantes, e mostrando fotos. Ela ainda escreveu a receita de um prato típico e fez a gravação desse preparo na cozinha da casa dela”, lembra a professora. Além das extensionistas que acompanham o projeto, as atividades contaram também com a participação de alunos de cursos de outras unidades. Como relatado pela professora Anna Cristina, nesse semestre o projeto contou com “a participação de alguns alunos da Fisioterapia do Coração Eucarístico, de uma prática extensionista da disciplina da professora Márcia Vallone. Eles elaboraram uma cartilha falando sobre postura e participaram da oficina pelo Whatsapp, passando todas as orientações dos exercícios propostos. Foi uma experiência diferente”.

 

  

Espaço Dignidade e Cidadania

 

O Espaço tem por objetivo fortalecer os vínculos comunitários atuando no suporte a jovens em situação de risco, por meio de processos socioeducativos diversos. Durante a quarentena, em função da situação dos adolescentes e do acesso à internet que eles possuem, tem sido realizado um encontro semanal com duas horas de duração pelo WhastApp. “Para não perdermos o vínculo e, mais ainda, para eles saberem que podem recorrer a nós caso precisem, nós mantivemos o projeto com as atividades às quartas-feiras”, conta a professora Anna Cristina. O trabalho é realizado com apoio de extensionistas e da psicóloga que acompanha os adolescentes, promovendo oficinas com temas propostas por eles.

Prêmio Literário 2020