Agenda PUC Minas em Betim
Número 181 | 8 a 14 de junho

Enfermagem

Educação em saúde por meio de jogos

 

O Curso de Enfermagem da PUC Minas Betim, por meio da disciplina Práticas de Enfermagem: educação em saúde, lecionada pela professora Mônica Chaves, está promovendo conhecimento por meio de jogos educativos e desafios virtuais. Os temas retratados pelos alunos do terceiro período, vão desde a prevenção do novo coronavírus às fake news em tempos de pandemia.

A expectativa é que os jogos, alguns virtuais, e, outros, de tabuleiros, sejam aplicados em escolas municipais de Betim no próximo semestre. Desta forma, ao mesmo passo em que os alunos aprendem pesquisando sobre os temas, eles colaboram com a sociedade levando informações científicas sobre o novo coronavírus. “Quando iniciamos o regime letivo remoto, pensei em como poderíamos trazer conhecimento, mas que, principalmente, fizéssemos os alunos saírem da zona de conforto, impulsionando-os a propor soluções para os desafios desse momento que estamos vivendo”, aponta a professora Mônica Chaves. “O resultado não poderia ser melhor: os alunos abraçaram a ideia e foram muito criativos e dedicados”, conclui a professora.

 

Participação em jornada lúdica

Além da criação dos jogos, a disciplina também propôs a participação dos alunos na Jornada X – Operação Antivírus, um game lúdico, jogado nacionalmente, cujo propósito é combater o coronavírus. “A Jornada X é uma plataforma digital colaborativa que estimula solução de problemas contemporâneos, e, neste caso, sobre a atual pandemia. Os alunos passam por sete missões durante o game, acionando ‘superpoderes’ como empatia, cultura digital, comunicação, autogestão e outros”, aponta a professora Mônica.

A participação dos alunos é feita por meio de Ligas Acadêmicas e a PUC Minas Betim possui a participação de seis grupos, que estão presentes nas redes sociais: Xô, Covid,  Covid Ultimato, Enfermagem Contra a Covid, Bio War, Bye Covid, Corre da Covid.