Agenda PUC Minas em Betim
Número 180 | 1 a 7 de junho

Virtual

PUC dá Alegria grava vídeos educativos

 

O Projeto de Extensão PUC dá Alegria está levando diversão e saúde para as crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Betim (Apae Betim), mesmo em tempos de isolamento social. Mediante a impossibilidade de realizarem intervenções físicas na instituição, previstas para acontecerem todas as terças-feiras deste semestre, o grupo propôs a realização de vídeos sobre brincadeiras e saúde para auxiliar as famílias em quarentena.

“Propusemos essa alternativa à direção da Apae, que abraçou a ideia e criou até um canal no youtube para centralizar o acesso às famílias e abrir espaço para que outros serviços também possam disponibilizar conhecimento por lá”, explica a extensionista Estefânia Pereira Diniz. A aluna, que cursa o 8º período do Curso de Medicina no Campus Betim, ressalta que a ideia foi motivada também por ser sabida a dificuldade da maioria das famílias em permanecer em quarentena com crianças. “É difícil realizar atividades em casa. Desta forma, os vídeos focam em brincadeiras fáceis de fazer em qualquer lugar, que trabalham as capacidades motoras e neurológicas”, ressalta Estefânia.

O grupo de alunos do PUC dá Alegria ressalta que, apesar de o público-alvo ser crianças excepcionais, todas as famílias podem acessar o canal e entrar nas brincadeiras. O primeiro vídeo foi postado no canal oficial da Apae Betim e apresenta os palhaços viajantes do programa. Até agosto, a previsão é a de que 13 vídeos sejam veiculados, todas as segundas-feiras.

 

O projeto

O PUC dá Alegria possui, hoje, 30 extensionistas de diferentes cursos. Na Apae, dez discentes atuam com as crianças, adolescentes e jovens adultos. Outro grupo de alunos faz intervenções no Hospital Regional de Betim, e, outro, no Lar de Idosos Divino Braga.

Reinaugurado há um ano e meio, o projeto é coordenado pelo professor do Curso de Medicina, neonatologista e pediatra, Eduardo Carlos Tavares, e co-coordenado pela professora do Curso de Fisioterapia, Jaqueline Reis.