O Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) da PUC Minas São Gabriel, diante do cenário da pandemia, criou o projeto Implicações da Covid-19 nas ações patrocinadas pelos SAJs e temas correlatos. O objetivo é abordar temas já tratados pelos SAJs e também para abordar como a pandemia intensificou a necessidade de interferência judiciária em diversas áreas. “Através deste projeto, os professores do SAJ, e também convidados, gravam vídeos sobre temas relacionados às tarefas e assuntos que comumente são atendidos no setor e outros que possam ser de interesse acadêmico para os alunos, demonstrando, também o quanto a pandemia intensificou a interferência do judiciário em questões ligadas às relações familiares, contratuais, trabalhistas e outras tão próximas do cotidiano dos clientes e até mesmo dos próprios alunos”, explica a coordenadora do SAJ - Serviço de Assistência Judiciária ‘Professor Antônio Pires Figueiredo’, da PUC São Gabriel, professora Danielle Cristine da Costa e Silva. O projeto também é uma forma de manter o espírito quanto à variedade de temas jurídicos a que são expostos os alunos do curso de Direito da PUC Minas São Gabriel da disciplina de prática jurídica, desenvolvida no SAJ.
As atividades do setor que já eram realizadas virtualmente, como acompanhamento dos processos e respectivas publicações, bem como a correção de minutas e orientação aos alunos, permaneceram. “Intensificou-se a discussão de casos do SAJ e de questões materiais e processuais que, da mesma forma, fazem parte do dia-a-dia do aluno, como uso, modo de elaboração de documentos jurídicos e questões práticas sobre o instrumento de procuração e de decisões jurisprudenciais”, explica a professora.
As adaptações das atividades ao formato virtual e a criação do projeto mencionado acima são maneiras inovadoras de adaptar à realidade sem deixar de proporcionar aos alunos o contato com a prática da advocacia, ação essencial para a formação integral dos alunos. “Os atendimentos presencias estão temporariamente suspensos, mas a tecnologia permite aproximar corpo discente, docente e clientes atendidos pelo setor, mantendo-se o trabalho solidário à população com carência econômica e social, atrelada à formação integral dos alunos do curso de Direito da PUC Minas”, conclui a professora.