Agenda PUC Minas no Barreiro
18 a 24 de maio de 2020

Museu de Ciências Naturais lança tour virtual


Foi lançada, no dia 12 de maio, a tour Virtual do Museu de Ciências Naturais PUC Minas. A iniciativa faz parte de uma parceria da Universidade com o projeto Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e tem como objetivo principal dar oportunidade às crianças de estarem cada vez mais presentes no cenário da educação científica. “A educação científica é fundamental na formação de cidadãos que tomam suas decisões baseadas em ciência, comportamento tão importante para a vida, a exemplo desta pandemia e os resultados das nossas atitudes”, ressalta o professor Henrique Paprocki, professor da Universidade e responsável pela realização da parceria. De acordo com o professor, é muito importante dar opções de cultura neste momento de isolamento social. “O Museu é visitado por dezenas de milhares de pessoas por ano e isso será arrancado de nós por algum tempo”.

O tour virtual, produzido pela equipe do Minas Faz Ciência infantil, é também um exercício de cidadania e de valorização da Ciência e da Educação”, comenta. Além disso, ele reforça a importância dessa novidade no aprendizado para as crianças. “A iniciativa é ótima, porque são mais coisas interessantes para se fazer durante o isolamento, além de conhecer o Museu, no conforto e segurança de casa”, reforça. No passeio virtual do Museu, que estará disponível no site do projeto Minas Faz Ciência, será possível percorrer todos os pisos dos espaços, que foram fotografados em 360 graus, e ouvir as informações por meio das narrações de áudio-guias do Museu sobre as peças e sobre a evolução da vida na terra. Paprocki comenta que cada peça tem sua história particular e independentemente do interesse de cada um, será possível encontrar algo que atraia a atenção ao caminhar virtualmente pelo Museu. “Os dinossauros são muito populares entre o público infantil. Os grandes mamíferos extintos do Pleistoceno também têm seu charme! Cada peça, cada visão, foi cuidadosamente planejada para que os visitantes tenham uma experiência única, instrutiva e inesquecível”, garante o professor.

Projeto Minas Faz Ciência

O Projeto Minas Faz Ciência, da Fapemig, desenvolve, há seis meses, registro de espaços de ciência de Belo Horizonte, com fotografias imersivas em 360 graus. A iniciativa é parte de um estudo proposto pelos jornalistas Lorena Tárcia e Breno Ribeiro, com colaboração de estudantes de instituições de ensino superior da capital. O objetivo é desenvolver, além do projeto experimental, uma metodologia para planejamento e utilização da ferramenta Tour Creator, da Google, por pesquisadores, professores e estudantes de ensino fundamental.

Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br