Agenda PUC Minas em Betim
Número 178 | 18 a 24 de maio

Formatura

PUC Minas realiza primeira colação virtual

 

Na sexta-feira, 15 de maio, foi realizada  a colação de grau virtual da quinta turma do Curso de Medicina, referente ao primeiro semestre de 2020, do Campus Betim. A cerimônia foi realizada em conformidade com a Portaria 383/2020 do Ministério da Educação (MEC) que, em função da pandemia de Covid-19 provocada pela disseminação do novo coronavírus, autorizou a antecipação da formatura de profissionais de saúde para que estes possam exercer a profissão e colaborar com a promoção da saúde no país.

 

A solenidade, que foi a primeira formatura virtual da Universidade, aconteceu por meio de videoconferência e pôde ser assistida por familiares e amigos dos formandos no canal da PUC Minas na plataforma YouTube. A cerimônia foi presidida pelo professor Martinho Campolina Rebello Horta, diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), que representou na ocasião o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Também participaram os professores Henrique Leonardo Guerra, chefe do Departamento de Medicina e coordenador do Colegiado do Curso no Campus Betim, e Patrícia Regina Guimarães, mentora da turma.

 

A professora Patrícia Regina Guimarães ressaltou que, embora o formato seja diferente do esperado devido às circunstâncias atípicas, nada diminui o valor desse momento e dessa conquista. “Só vocês sabem as dificuldades que enfrentaram no percurso. Quantas vezes vocês se viram diante dos próprios limites e não recuaram, persistiram. E é por isso que nós estamos aqui hoje, juntos, realizando este sonho”, disse, parabenizando os 70 formandos.

 

O professor Henrique Guerra também afirmou que o desejo era que a formatura fosse feita da maneira como foi programada e desejada por todos, mas que essa foi a forma possível e que, então, deveria ser realizada da melhor maneira. Ele também lembrou que os novos profissionais iniciam a carreira em um momento conturbado e pediu cautela aos médicos. “Sejam extremamente cuidadosos, não se exponham desnecessariamente. Mas, acima de tudo, cuidem com dedicação e eficiência dos pacientes que vão chegar até vocês”, pediu o professor, desejando sorte e perseverança. “Só posso esperar que vocês sejam bons médicos e cumpram muito bem essa tarefa. E espero que, passado esse momento, possamos comemorar e nos confraternizar”, disse.

 

Após os discursos, a cerimônia prosseguiu com o juramento feito por todos os formandos, a leitura do termo de colação de grau e a leitura dos nomes de todos os formandos, realizada pelo representante do reitor, que encerou a formatura virtual dizendo-se orgulhoso de ter lecionado para a turma e agradecendo aos pais pela confiança depositada na Universidade para a formação de seus filhos. Emocionado, o professor Martinho Campolina encerrou o ato acadêmico citando o médico e escritor mineiro Guimarães Rosa: “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

 

Além da formatura virtual dos 70 estudantes de Medicina do Campus Betim, houve a colação de grau de quatro estudantes do Curso de Fisioterapia e de uma estudante do Curso de Enfermagem, realizada, presencialmente, nos campi Coração Eucarístico e Poços de Caldas.

 

Ata de Colação de Grau e Certificado de Conclusão de Curso

 

Os novos profissionais compareceram ao Hall Central do Campus Betim para assinatura da Ata de Colação de Grau e recebimento do certificado de conclusão de curso. O diploma será entregue, como habitualmente, 120 dias após a formatura.

Priorizando a segurança de funcionários e alunos, algumas medidas foram tomadas: no momento presencial, os discentes não puderam levar acompanhantes, e todos utilizaram máscaras. Além disto, também era necessário respeitar o distanciamento físico que será delimitado no chão. Os alunos portaram a própria caneta de cor azul para proceder a assinatura.