A PUC Minas foi classificada entre as melhores universidades dos países de economia emergente em ranking da Times Higher Education (THE), divulgado nessa terça-feira, 18 de fevereiro. Apenas seis instituições particulares de ensino figuraram na lista das instituições brasileiras, sendo a PUC Minas a única do estado no setor privado. Com esse resultado, a Universidade está presente pela segunda vez no ranking da Times Higher Education, tendo se classificado entre as melhores na edição mundial dessa pesquisa no ano passado.
O THE classificou 533 instituições de ensino. Entre estas, 46 são brasileiras, sendo 40 públicas e seis particulares, das quais quatro pontifícias, incluindo a PUC Minas. A Universidade de São Paulo (USP) obteve o melhor desempenho entre as instituições de ensino superior do país. De acordo com a classificação, o Brasil teve o terceiro melhor desempenho, ficando atrás apenas da China, com 81 instituições, e da Índia, com 56.
O ranking
O ranking do THE utiliza como parâmetro de análise índices de ensino, pesquisa, internacionalização e transferência de conhecimento. Um total de 47 países e regiões entrou no ranking das economias emergentes, tanto aqueles classificados como emergentes avançados, como no caso do Brasil, quanto os classificados como emergentes secundários e de fronteira.