Agenda PUC Minas em Contagem
Número 348 | 18 a 24 de novembro de 2019

Enade

Engenharias Elétrica e Mecânica fazem prova neste domingo

Os alunos concluintes de alguns cursos de graduação da PUC Minas farão os testes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019), neste domingo, 24 de novembro. A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. A prova será das 13h30 às 17h30. Os locais onde os alunos da PUC Minas farão os testes podem ser acessados pelo site do Inep/MEC.

A Secretaria de Comunicação da PUC Minas, por meio da Assessoria de Relações Públicas, desenvolverá ação de apoio aos alunos da Universidade que farão os testes, com estandes de acolhimento a eles. Está prevista a presença de membros de colegiados dos respectivos cursos. Serão montados estandes no Campus Coração Eucarístico (acessos 3 e 5) e Unidade São Gabriel (acesso principal); Faculdade Pitágoras, em Betim (av. Juscelino Kubitschek, 229, Centro); Faculdade Pitágoras, em Poços de Caldas ( av. João Pinheiro, 1046) e Nova Faculdade, em Contagem (av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996).

Farão o exame os alunos dos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; e Odontologia. De acordo com a resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro e 2016, o Curso Engenharia de Computação não participa do Enade 2019, pois se encaixa na área de conhecimento de Ciências Exatas e da Terra, em função da natureza do projeto pedagógico do curso, em consonância com as DCNs dos cursos de graduação da área de computação.

Estão habilitados a participar do Enade todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição, sendo: os ingressantes (são inscritos, porém dispensados, e, portanto, não fazem a prova) em 2019 e os que concluíram até 25% da carga horária do curso até 30 de agosto último; e os concluintes (são inscritos e devem fazer a prova), aqueles que concluíram 80% ou mais da carga horária do curso e não colaram grau até 30 de agosto ou expectativa de conclusão do curso no 2º semestre de 2019 ou 1º semestre de 2020. A caracterização de estudante na condição de concluinte participante do Enade não está condicionada à regularidade de matrícula ou pagamento de mensalidade escolar. O processo de inscrição dos estudantes para o exame é realizado pela instituição de ensino superior.

De acordo com o portal do Inep/MEC, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.