Os cursos de Psicologia (bacharelado) e Serviço Social (bacharelado), do Campus Coração Eucarístico; Direito, do Campus Betim; e Administração, do Campus Contagem, obtiveram cinco estrelas (excelente) na avaliação do Guia da Faculdade Estadão, ranking do jornal Estado de São Paulo divulgado nesta sexta-feira, 4 de outubro. A PUC Minas aparece na segunda posição, no país, quando consideradas as instituições particulares com maior quantidade de cursos que receberam cinco estrelas. Menos de 2% dos cursos avaliados pelo Guia atingiram este conceito. No total, foram 112 cursos estrelados, sendo 57 com quatro estrelas (muito bom) e 14 com três estrelas (bom).
Na Universidade, foram classificados com quatro estrelas: em Belo Horizonte, do Campus Coração Eucarístico: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Ciências Contábeis, Cinema e Audiovisual, Direito, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Energia, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Filosofia, Física (Licenciatura), Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), História (Bacharelado), História (Licenciatura), Letras (Licenciatura), Letras (Bacharelado), Matemática (Licenciatura), Pedagogia, Odontologia, Relações Internacionais e Relações Públicas; Na Unidade São Gabriel, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação; No Campus Betim, Administração, Biomedicina, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Psicologia e Sistemas de Informação; Campus Contagem, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica; Poços de Caldas, Ciências da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais; Uberlândia, Direito.
O que é a avaliação?
O Guia da Faculdade utiliza a metodologia de "avaliação por pares" para analisar a qualidade de mais de 11 mil cursos superiores presenciais de bacharelado e licenciatura em todo o Brasil. Nesse processo, o Guia colhe a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior. Para participarem da avaliação, os cursos devem se cadastrar e precisam ter ao menos uma turma com alunos já formados. Cursos oferecidos pela mesma instituição em cidades diferentes recebem notas específicas. No caso de diferentes ofertas de um curso na mesma cidade, apenas o curso mais antigo é avaliado.
As notas são atribuídas a partir das informações de questionários preenchidos pelos coordenadores dos cursos em que informam características do projeto pedagógico, perfil do corpo docente e infraestrutura de equipamentos e materiais oferecidos. As avaliações são feitas por professores e coordenadores do ensino superior, considerando estes três aspectos.
Assessoria de Imprensa PUC Minas