Agenda PROEX
Número 44 | 7 a 20 de outubro de 2019

Ações da FCA para Brumadinho


Alunos da Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira, de Brumadinho, participarão de atividades promovidas pela Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), nesta sexta-feira (11) pela manhã, dentro projeto de extensão Ações de Comunicação da FCA em Brumadinho, que integra o programa PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças. Na ocasião, estudantes do 6° período, da disciplina de Redação e Produção em Telejornalismo, apresentarão uma proposta de criação de telejornal.

Durante a atividade, os alunos da escola serão orientados sobre a seleção de pautas, a redação das notícias, gravação de entrevistas pelo campus, edição do script do telejornal e apresentação. A iniciativa faz parte do projeto Jornalismo Cidadão, proposto no âmbito da disciplina.

O objetivo é criar oportunidades para que os jovens de Brumadinho possam conhecer, experimentar novas linguagens e novos gêneros expressivos, além de conhecer o processo e etapas de produção de telejornais.

Segundo a professora da disciplina, Iara Franco, a ação deve também ser uma forma mostrar aos alunos as oportunidades e potencialidades do audiovisual. “A partir da atividade, espera-se que eles percebam que podem usar a linguagem audiovisual e o formato (telejornal) para abordar temas de pesquisa escolar, além de temas transversais. A atividade poderá ser útil também no momento da definição do curso universitário a seguir”.

Na parte da tarde os estudantes irão ao laboratório de robótica e o simulador e terminarão a visita no Museu de Ciências Naturais.

Também nesta sexta (11), na Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira, serão realizadas diversas oficinas, como de história oral, com o objetivo de analisar os registros realizados no último semestre; de dança, com o tema Memórias do Corpo em Movimento; de fotografia, intitulada Muitos Olhares: escola e território; e de grafite: Pensar e Grafitar: resgate da memória nos muros da escola.

O programa de extensão PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças tem como objetivo contribuir para o enfrentamento de problemas sociais, econômicos, culturais e ambientais ocorridos na bacia do Rio Paraopeba, decorrentes do rompimento da barragem, em Brumadinho (MG), através de ações multi e interdisciplinares desenvolvidas com a população atingida.