Agenda PROEX
Número 41 | 16 a 22 de setembro de 2019

Comunicação em Brumadinho


Estão sendo retomadas neste mês as atividades do projeto de extensão Ações de Comunicação da FCA em Brumadinho, na Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira. A iniciativa, que integra o programa de extensão PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças, teve início no 1° semestre de 2019 e foi aprovada pela direção da escola e pela Pró-Reitora de Extensão (Proex).

Na semana passada, foram realizadas oficinas de fotografia, cinema, rádio, produção de jornal, grafite e desenho, dança e criação publicitária. As atividades foram demandadas pelos próprios estudantes da escola, que tiveram contato com as ações no último semestre.

A Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira funciona em três turnos (manhã, tarde e noite) e tem quase 600 alunos distribuídos em 17 turmas de ensino médio regular, técnico, magistério e EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Além disso, é a única escola na cidade que funciona dentro da política de educação integral/integrada, que, segundo o decreto 47.227, visa “assegurar o acesso e a permanência dos estudantes na educação básica, com a melhoria da qualidade do ensino e o respeito à diversidade, garantindo-se as condições necessárias ao desenvolvimento dos diversos saberes e habilidades pelos estudantes e a ampliação da oferta da jornada em tempo integral, em consonância com as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação”.

Segundo a coordenadora de Extensão da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) e coordenadora do projeto, professora Sandra Freitas, “a ideia é trabalhar no sentido de resgatar a memória sobre o crime, mas com uma visão esperançosa de futuro. Estamos lidando com jovens que sofreram muitas perdas, estamos conscientes da necessidade de não esquecimento, mas também de que é necessário e urgente dar um pouco de esperança a esses jovens”.

Assim como ocorreu no 1° semestre deste ano, a PUC Minas voltará a receber em outubro duas turmas de estudantes da escola para conhecer as instalações da FCA e da produtora E-motion Audiovisual. Durante o dia eles produzirão dois telejornais orientados por alunos na disciplina de Redação e Produção em Telejornalismo, da professora Iara Cordeiro.