Agenda PROEX
Número 40 | 9 a 15 de setembro de 2019

Circuito do Conhecimento


Alunos do segundo período do Curso de Engenharia Química do Campus Coração Eucarístico, em uma prática extensionista da disciplina de Química Inorgânica e Ambiental, aceitaram o desafio e estão realizando um Circuito do Conhecimento com os alunos da Escola Especial Oficina Sofia Antipoff, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte (Apae BH). Na última semana, os universitários tiveram o primeiro contato direto com os alunos da escola.

A atividade, que teve início em agosto, começou com uma palestra, no dia 21, da diretora pedagógica da escola, professora Lucianna Gontijo. No dia 24, a coordenadora de Extensão da Engenharia Química, professora Claudete B. de Matos, se reuniu com a equipe pedagógica e monitores para apresentar a atividade de extensão e, no dia 31, os alunos envolvidos participaram na escola de oficinas de debates.

O trabalho de elaboração e aplicação da atividade de extensão irá até o dia 21 de novembro, quando acontece a Mostra Tecnológica do Instituto Politécnico (Ipuc). Nela, serão apresentados os resultados e a avaliação da atividade, junto com um trabalho acadêmico sobre o tema abordado.

A Escola Oficina Sofia Antipoff trabalha usando a Pedagogia de projetos, uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores. Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor.