Agenda PROEX
Número 40 | 9 a 15 de setembro de 2019

Participação em inaugurações


O pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe, participará nesta quarta-feira (11) das inaugurações da sede administrativa da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), do Centro Internacional de Estudos do Método Apac (Ciema) e do Memorial Mário Ottoboni. Os eventos terão inicio às 9h, na Rua João Nogueira Santos, 346, bairro Nogueirinha, em Itaúna.

A FBAC é uma associação sem fins lucrativos que tem a missão de manter a unidade de propósitos das suas filiadas e assessorar as Apacs do exterior. Além disso, ela procura orientar, zelar e fiscalizar a correta aplicação da metodologia e ministrar cursos e treinamentos para funcionários, voluntários, recuperados e autoridades de modo a consolidar as Apacs existentes e contribuir para a expansão e multiplicação de novas.

Segundo o site da federação, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), nasce em 1972, na cidade de São José dos Campos (SP), através de um grupo de voluntários cristãos, sob a liderança do advogado e jornalista Dr. Márcio Ottoboni, no presídio Humaitá, para evangelizar e dar apoio moral aos presos.

Dois anos depois, a equipe que constituía a Pastoral Penitenciária concluiu que somente uma entidade juridicamente organizada seria capaz de enfrentar as dificuldades que permeavam o dia a dia no presídio. Diante dessas questões foi criada a Apac, uma entidade jurídica sem fins lucrativos, com o objetivo de auxiliar a Justiça na execução da pena, recuperando o preso, protegendo a sociedade ao socorrer as vítimas e promovendo a Justiça restaurativa.

Outras informações no site da FBAC.