A PUC Minas São Gabriel realiza a décima primeira edição da Semana de Ciência, Arte e Política (SCAP) entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. Com o objetivo principal de investir na formação geral da comunidade acadêmica e externa, promovendo a discussão de temas contemporâneos e interdisciplinares, o tema deste ano é Cartografia das Urgências: estratégias possíveis. Com o desejo de debater um conjunto de assuntos relacionados aos desafios enfrentados no Brasil contemporâneo e a urgência de pensarmos futuros alternativos para o presente, o evento realiza debates acerca de questões contemporâneas e fundamentais para a formação humana, a partir da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Para instigar a reflexão de temáticas tão amplas e tendo a arte como ponto de partida, optou-se, sobretudo, pelo cinema, entendendo-o como forma de pensamento. Assim, nomeou-se quatro eixos norteadores - a Sociedade, os Saberes, o Lugar e a Vida – e, também quatro filmes representativos desses eixos: Piripkura (2017), de Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge, A Rainha Nzinga Chegou (2018), de Júnia Torres e Isabel Casimira Gasparino, Navios de Terra (2017), de Simone Cortezão, e Retratos de Identificação (2014), de Anita Leandro. Pensar com os filmes, de acordo com a proposta da Comissão Organizadora, é exercitar um deslocamento de nosso olhar, buscar sensibilizar nossos corpos de espectadores para outras sensibilidades e possibilidades.
A programação começa no sábado, 31 de agosto, com o tradicional cortejo de maracatu pelas ruas do bairro São Gabriel e a Tenda da Leitura na Praça Zoly França Silva. A abertura da XI SCAP será segunda-feira, 2 de setembro, às 20h, no Teatro da PUC Minas São Gabriel, com José Celso Martinez Correa, criador do Teatro Oficina. Também no dia 2 de setembro, será a abertura exposição Sangue de Bairro, de Affonso Uchôa e Desali. A programação conta ainda com amplo circuito cultural, painéis, debates, feira de artesanato, oficinas.
Todas as atividades são abertas e gratuitas para a comunidade acadêmica e comunidade externa. Para os painéis (exibição dos filmes e mesa de discussão), não há necessidade de inscrição prévia. Para as oficinas, os alunos devem se inscrever pelo SGA e a comunidade externa, pelas entidades parceiras ou presencialmente, na Coordenação de Extensão da PUC São Gabriel (rua Walter Ianni, 255 – Prédio H, Sala 207), de 7h30h às 19h30.
Confira a programação completa no site da Scap: https://www.pucminas.br/scap
Produzido e editado pela Assessoria de Comunicação da PUC Minas no Barreiro
(31) 3328-9502 / comunicbar@pucminas.br