Agenda PROEX
Número 37 | 19 a 25 de agosto de 2019

Programa de Extensão

Apresentação de relatório sobre Brumadinho


Agir respeitando o tempo de cada comunidade. É dessa forma cuidadosa que o programa de extensão PUC Minas e Brumadinho - Unindo Forças tem pautado suas atividades, conforme explicou a professora Márcia Mansur Saadallah, do Curso de Psicologia, uma das responsáveis pela elaboração do diagnóstico intitulado Relatório Qualitativo: um breve reconhecimento territorial de Brumadinho, apresentado a professores na última quarta-feira, 14 de agosto, no Campus Coração Eucarístico.

“Nós vamos começar uma ação mais caseira com os alunos que já estão lá, conhecer todas as comunidades que estão dentro do projeto para criar um vínculo direto com essas pessoas”, disse. A reunião foi uma oportunidade para discutir as principais demandas das vítimas do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, ocorrido em Brumadinho, em janeiro deste ano.

Para o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe, fazer o mapeamento dos problemas que as comunidades atingidas estão sofrendo é de extrema importância. “Nós estamos agindo com muita cautela, observando muito quais são os problemas das comunidades antes de colocar a mão na massa”, disse.

O objetivo do programa de extensão PUC Minas e Brumadinho - Unindo Forças é contribuir para o enfrentamento dos problemas econômicos, sociais, ambientais e culturais em algumas comunidades afetadas pelo rompimento. Ao todo, 16 projetos integram o programa.

Além dos professores, alunos também irão auxiliar nas atividades. A proposta é envolver os estudantes que possuam vínculo direto com a região afetada para obter um primeiro contato e, dessa forma, mapear as principais demandas necessárias para auxiliar os atingidos, mas sempre respeitando a vontade de cada comunidade.

Os cursos participantes dos projetos são Administração, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Letras, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Serviço Social, que irão atuar nos seguintes eixos temáticos: jurídico-contábil; educativo/lúdico; gestão; psicossocial e sociocomunitário; saúde animal; saúde humana; e socioambiental.

Diagnóstico

Desenvolvido pela Faculdade de Psicologia em parceria com o Curso de Serviço Social, o Relatório Qualitativo: um breve reconhecimento territorial de oito comunidades do município de Brumadinho consiste em um diagnóstico da situação em que se encontram comunidades de Brumadinho após o rompimento da barragem. O levantamento tem como objetivos: contribuir com o fortalecimento das políticas públicas locais, através do mapeamento, articulação e capacitação de atores sociais locais, governamentais e não governamentais; e ofertar grupos de convivência e troca de experiências, seja com mulheres, crianças, adolescentes, idosos e famílias em geral, sempre respeitando as demandas e momentos das comunidades.