Agenda PUC Minas Lourdes
Número 99 | 19 a 25 de agosto de 2019

Campanha de Vacinação no Campus Coração Eucarístico contra o sarampo

 

A PUC Minas, em parceria com a Escola de Enfermagem do Campus Coração Eucarístico/ICBS e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, irá promover nos dias 20,21 e 22 de agosto a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, no anexo do Teatro João Paulo II (prédio 30), do Campus Coração Eucarístico, das 8h às 12h e das 16h às 20h. Podem se vacinar alunos, funcionários e professores do Campus, desde que façam parte do público-alvo da campanha descrito no quadro abaixo. É necessário levar o cartão de vacina e aquele que não o possua deve comparecer ao posto de triagem no local para avaliação. Gestantes não devem tomar a vacina, assim como quem já teve sarampo com confirmação laboratorial, caso não o tenha, deverá ser vacinado.

 

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente transmissível e contagiosa. As complicações mais comuns são infecções bacterianas de vias aéreas, otite, encefalite e diarreia, podendo agravar-se e, eventualmente, levar à morte, principalmente em crianças desnutridas, menores de um ano ou indivíduos imunossuprimidos.

 

Em 2019 o Brasil perdeu a certificação de país livre do sarampo, concedida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2016. Entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019 houve mais de 10 mil casos. A vacinação é medida prioritária para o controle e prevenção.

 

A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa, por meio de tosse e secreções. O paciente transmite o vírus desde seis dias antes do exantema (erupções cutâneas vermelhas) até quatro dias após seu aparecimento. O período de incubação geralmente é de 10 dias, podendo variar entre 7 e 21 dias. Os sintomas mais comuns são irritação nos olhos, corrimento nasal, manchas brancas na parte interna da bochecha, mal estar, tosse persistente e manchas vermelhas no corpo, podendo também ocorrer febre e convulsões, infecções nos ouvidos, conjuntivite, pneumonia, perda de apetite, diarreia, e, em casos graves, lesão cerebral e infecções no encéfalo.

 

Confira abaixo quem deve se vacinar:

 

 

Idade Número de doses preconizadas Intervalo mínimo Observação

6 meses a 11 meses e 29 dias
Centro de saúde

 

1 dose   Não deverá ser considerada para efeito de vacinação

12 meses
Centro de saúde

 

1 dose – Triviral   Rotina

15 meses
Centro de saúde

 

1 dose – Tetraviral   Rotina

Adultos até 29 anos, 11 meses e 29 dias

 

2 doses – Triviral 30 dias Para a segunda dose da triviral, deverá procurar um Centro de Saúde

30 a 49 anos

 

1 dose – Triviral    
Profissionais de saúde independentemente da idade 2 doses - Triviral