Agenda PUC Minas em Betim
Número 155 | 10 a 16 de junho

Cadastro

Doação de medula óssea

O Curso de Medicina do Campus Betim, por meio da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (Liga Pallium), realiza, neste mês, uma ação com o objetivo de fomentar a campanha de cadastro de doadores de medula óssea. A ação já aconteceu no dia 6 de junho, e, agora, retorna na quinta-feira (13), das 8h às 12h, no Hall Central da PUC Minas Betim.

 

O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças. A falta de doador, entretanto, é um entrave constante, já que as chances de o paciente encontrar um doador compatível pode chegar a 1 em cada 100 mil pessoas.

 

Podem participar da ação os funcionários, alunos e comunidade em geral. Para a realização da coleta e do cadastro, o interessado precisa ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas. Além disto, é necessário apresentar documento de identidade com foto.

 

A ação aconteceu no dia 6 de junho, e cadastrou mais de 100 doadores. 

 

Redome

Após a coleta, uma amostra de sangue é encaminhada aos laboratórios aptos a realizarem exames de especificidade técnica, registrados no Ministério da Saúde. Os dados ficam armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Constantemente, os dados são cruzados para verificar a possibilidade de compatibilidade entre doador e paciente. Em caso de compatibilidade, exames complementares são realizados para realizar a doação.