A Coordenação de Extensão da PUC Minas São Gabriel promove, durante a Semana de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (SITE), o painel A extensão e o pensar fora da caixa, na quarta-feira, 24 de abril, Prédio I, Sala Multimeios 30.
De 14h às 17h, será ofertada a oficina Justiça Restaurativa: Inovação de uma tecnologia social co-construída com comunidades. A atividade vai abordar como a justiça restaurativa é um método de tratamento de conflitos com participação direta das comunidades de afeto, foco nos sentimentos e necessidades. A temática da justiça restaurativa será contemplada como uma inovação que resgata a ancestralidade humana e como tecnologia leve que prioriza o acolhimento, o vínculo e as transformações comunitárias.
De 19h às 20h40, vai acontecer a palestra Perspectivas crítico-criativas para a extensão universitária: o caso do projeto "Educação Patrimonial Cultural: memória e imaginário na vila têxtil de Santa Bárbara". Durante a palestra, os participantes discutirão estratégias metodológicas para atividades extensionistas sob as perspectivas social, ideológica, criativa e tecnológica utilizando como estudo de caso o projeto em desenvolvimento junto à comunidade da vila têxtil de Santa Bárbara, no norte de Minas Gerais. O projeto pretende desvelar narrativas particulares dos moradores, acessando memórias e imaginários locais, e reapresentá-las através de suportes audiovisuais contemporâneos, como videomapping e espaços imersivos.
No horário de 20h50 às 22h30, será realizada a palestra A extensão como propulsora de práticas profissionais autônomas: a experiência inovadora do Coletivo Articulando Redes, que abordará a apresentação e reflexão sobre a experiência do Coletivo “Articulando Redes”, que iniciou a partir do projeto de extensão da PUC Minas São Gabriel. O coletivo faz uso de metodologias inovadoras como tecnologias sociais, reconstruídas e recriadas a cada ação.
Já entre os dias 23 e 26 de abril, de 14h às 22h30, a Galeria LabSG promove a exposição Cabelo – Em Poder, que visa abordar os cabelos como um ato político e que rompe com os padrões pré-estabelecidos. As fotos foram produzidas por jovens participantes das oficinas de fotografia do Projeto de Extensão “Providência na Comunidade”, realizado nas três unidades do Projeto Providência, no segundo semestre de 2018, e ministradas pela aluna da PUC Minas Ana Martins, sob a coordenação da professora Sandra Freitas.
Confira abaixo os participantes de cada atividade:
Oficina | Justiça Restaurativa: Inovação de uma tecnologia social co-construída com comunidades
Horário: 14h às 17h
Palestrantes:
Palestra | Perspectivas critico-criativas para a extensão universitária: o caso do projeto "Educação Patrimonial Cultural: memória e imaginário na vila têxtil de Santa Bárbara"
Horário: 19h às 20h40
Palestrante:
Palestra | A extensão como propulsora de práticas profissionais autônomas: A experiência inovadora do Coletivo Articulando Redes
Horário: 20h50 às 22h30
Palestrantes: