Agenda PROEX
Número 26 | 1º a 7 de abril de 2019

Run for Parkinson Brasil recebe inscrições

 

As inscrições para corrida de rua Run for Parkinson Brasil continuam abertas no site do evento, até 10 de abril, com a taxa de R$ 40 para a comunidade acadêmica da PUC Minas e R$ 65, para o público em geral.  Os alunos, funcionários e professores que quiserem participar da corrida de rua devem entrar em contato com Jorge ou Wigor, do Núcleo de Meio Ambiente e Saúde (Numas) da Pró-Reitoria de Extensão, pelo e-mail  proexnumas@pucminas.br, informando o número de matrícula de vínculo com a Instituição. Será fornecido um código de desconto, para inscrição via internet.

A 8ª edição do evento Run for Parkinson acontecerá no dia 14 de abril, em Belo Horizonte, e tem como objetivo a integração de pessoas com a doença de Parkinson, familiares e a comunidade, por meio de ações que visem à disseminação de informações sobre a doença. O percurso será de 5 km ou 10 km de corrida e caminhada. O ponto de encontro será na Praça da Savassi (av. Getúlio Vargas, em frente ao número 1.492, entre a rua Alagoas e av. Cristóvão Colombo), a partir das 7h. O local para retirada do kit será informado posteriormente.

O evento é realizado pela Associação dos Parkinsonianos de Minas Gerais (Asparmig), com apoio da PUC Minas, por meio do Numas, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e Faculdade de Psicologia. Serão oferecidas atividades em relação às ações desenvolvidas pela PUC Minas com os parkinsonianos, familiares e cuidadores.

A Run for Parkinson foi iniciada na Espanha há dez anos, e a primeira etapa no Brasil foi realizada em Belo Horizonte em 2012, por iniciativa da Asparmig. A corrida acontece anualmente no mês de abril, por ocasião do Dia Mundial da Doença de Parkinson (11 de abril). Além do Brasil e da Espanha, o evento é realizado também na Bolívia, Itália, Malásia, México, Republica Dominicana, Estados Unidos e Venezuela.

De acordo com a Wikipédia, “a doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa crônica do sistema nervoso central que afeta principalmente a coordenação motora. Os sintomas vão se manifestando de forma lenta e gradual ao longo do tempo. Na fase inicial da doença, os sintomas mais óbvios são tremores, rigidez, lentidão de movimentos e dificuldade em caminhar. Podem também ocorrer problemas de raciocínio e comportamentais. Nos estádios avançados da doença é comum a presença de demência.”

Confira o cronograma do evento:

7h – Concentração dos corredores e do público;
7h30 – Abertura solene e aquecimento;
8h – Início da corrida – 5 km;
8h40 – Alongamento para caminhantes;
9h – Início da caminhada e posicionamento de voluntários;
Os caminhantes debilitados poderão utilizar cadeira de rodas, bengala, apoio do cuidador, patins, bicicleta etc.;
10h – Espaço Fun Kids: banda ao vivo, depoimentos de participantes e Lian Gong (prática corporal chinesa);
10h30 – Premiação da corrida;
12h – Encerramento.

Para outras informações: (31) 3319-4486.