Agenda PUC Minas na Praça da Liberdade
Número 83 | 18 a 24 de março de 2019

Engenharia de Software

Programação educacional é tema de projeto


Tem início, nesta segunda-feira (18), o projeto de extensão Preparação de Alunos da Escola Estadual Bueno Brandão para o Ambiente de Programação Educacional, dos cursos de Engenharia de Software da PUC Praça da Liberdade e Sistemas de Informação da PUC São Gabriel, sob coordenação da professora Soraia Lúcia da Silva. O projeto é desenvolvido em parceria com a empresa Avenue Code, de consultoria de TI (Tecnologia da Informação) para organizações.

 

O objetivo é abordar temas da área de tecnologia, desde a informática básica até o design gráfico – este para codificação mais avançada através do ambiente de programação educacional chamado Code.org –, para cerca de 470 estudantes do 1º ao 3º anos da Escola Estadual Bueno Brandão, localizada no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Além do conhecimento tecnológico, esta ação desenvolverá diversas habilidades, como atenção, coordenação motora, memória visual e espacial, organização, cooperação, desenvolvimento do raciocínio lógico, pesquisa, leitura e escrita.

“Num futuro próximo, programar será uma habilidade tão importante quanto ler e escrever.

Aprender a programar estimula o pensamento lógico, a criatividade, melhora o raciocínio matemático e a capacidade de solucionar problemas, além de ajudar a lidar com os desafios das mais diversas áreas que certamente as futuras gerações irão enfrentar”, afirma  a professora Soraia.

De acordo com ela, o avanço tecnológico passa por todas as esferas da sociedade, até mesmo pelas escolas. A professora defende que o ensino da informática deve ser inserido desde os anos iniciais, através de programas que promovam a sua interação com as demais disciplinas curriculares, e que os computadores e os celulares estão presentes em todos os lugares, fazendo parte principalmente do cotidiano das crianças.

 

“Os professores e estudantes universitários envolvidos descobrirão a dimensão cidadã dos seus projetos profissionais no cotidiano direto com a realidade, de forma ética e democrática, atualizando suas metodologias de ensino-aprendizagem e porque não realizando pesquisas com enfoque social, fortalecendo o tripé indissociável entre ensino, pesquisa e extensão”, explica a docente, destacando que o projeto vai ao encontro da proposta pedagógica dos cursos envolvidos.