Agenda PROEX
Número 22 | 25 de fevereiro a 11 de março de 2019

Parceria promove BH como polo tecnológico

 

A PUC Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte assinaram, no último dia 13 de fevereiro, um Termo de Intenção de Parceria com o objetivo de intensificar ações de promoção da cidade como polo de tecnologia e inovação, nas áreas de segurança pública, inovação social, logística, saúde, biotecnologia, internet das coisas, smart cities, entre outras.

Uma das iniciativas da extensão que está alinhada a essa nova proposta de parceria, e também ao PUC Tec – hub de formação, inovação e negócios da PUC Minas –, é o programa Ideias (Incubadora de Desenvolvimento Econômico com Inovação Ambiental e Social), que tem o objetivo principal de se tornar um instrumento de fomento, desenvolvimento e integração de programas, projetos e práticas extensionistas, que atendam às demandas das comunidades de seu entorno e região.

Segundo o professor Osvaldo Maurício de Oliveira, coordenador do Ideias, o programa atua em sintonia com essas iniciativas, “no sentido de ser um catalisador de ideias e preparação dos alunos empreendedores para participarem dos editais e ações ofertadas pelo PUC Tec. Assim, ajudando o poder público a solucionar as diversas demandas da sociedade com a aplicação de novas tecnologias e inovação”.

A solenidade, realizada na Galeria de Fotos da Reitoria, no Campus Coração Eucarístico, teve a participação do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; do pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio de Morais Hanriot; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, professor Cláudio Beato; do professor Humberto Torres Marques Neto, coordenador do PUC Tec; do subsecretário de Assuntos e Investimentos Estratégicos, Marcos Antônio Gonçalves Mandacaru; e do assessor Guilherme Cekiera Di Buccio.

Dom Mol classificou a parceria como muito importante e promissora para Belo Horizonte e para a PUC Minas e reafirmou a importância da Universidade que é aberta, em diálogo com a sociedade e com o poder público. Ele destacou que, como experiência muito interessante e alto grau de originalidade, ao PUC Tec interessa realizar projetos calcados no humanismo, como essa parceria, para atender a população, de braços dados com o poder público, em consonância com a missão católica e cristã e valores humanistas da Universidade. Dom Mol disse também que a PUC Minas é uma Universidade que conjuga bem sua horizontalidade, abraçando diversas áreas do conhecimento e como atração a vários jovens. Uma das áreas de verticalização da Universidade, que a eleva aos grandes desafios da sociedade, é a tecnologia e a inovação, disse.

O secretário Cláudio Beato enfatizou a aproximação do poder público com o meio acadêmico, de modo que o conhecimento fique lado a lado com a produção econômica. De acordo com ele, Belo Horizonte é uma das mais importantes capitais que produzem conhecimento e tecnologia, em meio intelectual denso, com grandes universidades como a PUC Minas.

O professor Sérgio Hanriot ressaltou a importância de parcerias entre Universidade e poder público no sentido de promover a qualidade de vida da população. Utilizou como exemplo o pouco avanço que houve na mobilidade urbana, cuja velocidade média teria se alterado muito pouco entre carroças e veículos nos grandes centros. “A tecnologia e a inovação têm que entrar cada vez mais no cenário das pessoas para promover qualidade de vida”, disse o pró-reitor, destacando que Belo Horizonte tem atraído cada vez mais cérebros na área de tecnologia e inovação e da importância de se abrir cada vez mais caminhos de promoção dessa área nas universidades.

O professor Humberto Torres disse que a parceria se dá no âmbito do PUC Tec, hub responsável por promover conexão, inovação, formação e cultura. Ele também destacou o papel inédito do poder público municipal no desenvolvimento de ações no âmbito de tecnologia e inovação.