Com vagas disponíveis para início já no primeiro semestre deste ano, vários cursos de graduação da Universidade estão com inscrições abertas, até o dia 15 de março, por meio do Processo Seletivo Simplificado. O candidato, que poderá optar pela nota no Enem ou prova de Redação, obterá em até 48 horas úteis o resultado de sua avaliação, e será convocado para a matrícula. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no pucminas.br.
As vagas são para cursos de graduação presencial e a distância em Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade, São Gabriel), Betim, Contagem, campi do interior em Arcos, Poços de Caldas, Serro, Uberlândia e demais polos de educação a distância em Curitiba (PR), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Montes Claros, Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Das vagas em oferta para cada curso, turno, semestre e local, 50% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo realizado por intermédio de prova (Redação), e 50% aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo realizado por intermédio do sistema de classificação pelo somatório das notas obtidas no Enem, anos 2009 a 2018.
O candidato com necessidades especiais que precise realizar a prova (Redação) em condições apropriadas deverá enviar solicitação, por escrito, até 24 horas após a inscrição, através do e-mail cra@pucminas.br, juntamente com cópia do laudo médico, esclarecendo o atendimento pretendido, para as providências possíveis.
Bolsa Social
O candidato poderá se inscrever para a Bolsa Social de acordo com os cursos elegíveis ao benefício. A bolsa, que poderá ser concedida em qualquer percentual até 60% sobre o valor da semestralidade do curso de graduação, deve ser solicitada pela internet, no pucminas.br/bolsa, endereço pelo qual será também agendada a entrevista.
A Bolsa Social é válida para alguns cursos de graduação presenciais e se destina a qualquer pessoa que comprovadamente não tenha condições de arcar com o valor integral das mensalidades do curso; que tenha concluído, pelo menos, o ensino médio; e não possua vínculo de matrícula (atual ou passado) com a Universidade. Excepcionalmente para o 1º semestre de 2019, também poderão se inscrever ex-alunos da PUC Minas que tenham abandonado seus estudos ou cancelado sua matrícula em cursos de graduação há mais de seis semestres da inscrição no Programa.
Uma vez pré-selecionado para a Bolsa Social PUC Minas, o candidato só poderá usufruir do benefício caso seja aprovado em uma das formas de ingresso na Universidade: processo seletivo (nota do Enem ou redação), transferência externa ou nova graduação (obtenção de novo título). O candidato pode solicitar a bolsa antes de se submeter a qualquer processo seletivo da Universidade.
O percentual de bolsa a ser concedido terá como base a análise socioeconômica, avaliando a renda per capita, calculada a partir da renda bruta do grupo familiar do solicitante, bem como a entrevista com o candidato. Não há um processo classificatório para concessão das bolsas. Os benefícios serão distribuídos conforme a ordem cronológica de realização das entrevistas.
Outras informações: (31) 3319-4444 e pucminas.br.