Agenda PROEX
Número 21 | 18 a 24 de fevereiro de 2019

Direito à cidade e urbanização sustentável

 

O Escritório de Integração, núcleo de pesquisa e extensão do Curso de Arquitetura e Urbanismo, retoma as atividades do semestre junto a grupos de luta pelo direito à cidade e urbanização sustentável, por meio do projeto de extensão Prosa - escola de formação de autoprodutores em processos socioambientais, coordenado pela professora Viviane Zerlotini da Silva.

No último dia 16 de fevereiro, teve início o trabalho de assessoria técnica a ocupações urbanas com a primeira visita à comunidade Helena Greco para levantamento da área de estudo e compreensão dos processos socioambientais na bacia hidrográfica onde se situa. A ação aconteceu com a participação da turma da disciplina de Planejamento Ambiental Urbano, do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Coração Eucarístico, ministrada pelo professor Tiago Castelo Branco Lourenço, e de alunos dos cursos de especialização Planejamento Ambiental Urbano e Produção Social do Espaço e de Cidadania e Direitos Humanos no Contexto das Políticas Públicas, do Instituto de Educação Continuada (IEC).

Além disso, o Prosa retomará o trabalho com a comunidade de catadores que atua no bairro Santa Teresa, região Leste de Belo Horizonte. No último dia 11, foi realizado o reconhecimento do bairro e do terreno onde será implantado um Leva (Local de Entrega Voluntária Assistido), pela Associação de Catadores Coopersol Leste, em parceria com a ONG Roots Ativa e o Núcleo Alternativas de Produção da UFMG. A ideia é construir um lugar de referência em reciclagem e práticas construtivas sustentáveis no bairro. O lote onde será a sede do projeto colaborativo está sendo negociado pelos parceiros. Essa atividade também terá a participação da turma do curso de especialização em Planejamento Ambiental Urbano e Produção Social do Espaço e da disciplina Metodologias Colaborativas do Curso de Arquitetura e Urbanismo.