Agenda PUC Minas em Contagem
Número 316 | 11/02/2019 a 17/02/2019

Processo Seletivo Simplificado

inscrições abertas até 15 de março

Com vagas disponíveis para início já no primeiro semestre deste ano, vários cursos de graduação da Universidade estão com inscrições abertas, até o dia 15 de março, por meio do Processo Seletivo Simplificado. O candidato, que poderá optar pela nota no Enem ou prova de Redação, obterá em até 48 horas úteis o resultado de sua avaliação, e será convocado para a matrícula. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no pucminas.br.

As vagas são para cursos de graduação presencial e a distância em Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade, São Gabriel), Betim, Contagem, campi do interior em Arcos, Poços de Caldas, Serro, Uberlândia e demais polos de educação a distância em Curitiba (PR), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Montes Claros, Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Das vagas em oferta para cada curso, turno, semestre e local, 50% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo realizado por intermédio de prova (Redação), e 50% aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo realizado por intermédio do sistema de classificação pelo somatório das notas obtidas no Enem, anos 2009 a 2018.

Bolsa Social

O candidato poderá se inscrever para a Bolsa Social de acordo com os cursos elegíveis ao benefício. A bolsa, que poderá ser concedida em qualquer percentual até 60% sobre o valor da semestralidade do curso de graduação, deve ser solicitada pela internet, no pucminas.br/bolsa, endereço pelo qual será também agendada a entrevista. Já para o processo seletivo de transferência externa ou obtenção de nova graduação (novo título), as inscrições para a Bolsa Social devem ser feitas até o dia 1º de março.

A Bolsa Social é válida para alguns cursos de graduação presenciais e se destina a qualquer pessoa que comprovadamente não tenha condições de arcar com o valor integral das mensalidades do curso; que tenha concluído, pelo menos, o ensino médio; e não possua vínculo de matrícula (atual ou passado) com a Universidade. Excepcionalmente para o 1º semestre de 2019, também poderão se inscrever ex-alunos da PUC Minas que tenham abandonado seus estudos ou cancelado sua matrícula em cursos de graduação há mais de seis semestres da inscrição no Programa.

Uma vez pré-selecionado para a Bolsa Social PUC Minas, o candidato só poderá usufruir do benefício caso seja aprovado em uma das formas de ingresso na Universidade: processo seletivo (nota do Enem ou redação), transferência externa ou nova graduação (obtenção de novo título). O candidato pode solicitar a bolsa antes de se submeter a qualquer processo seletivo da Universidade.

O percentual de bolsa a ser concedido terá como base a análise socioeconômica, avaliando a renda per capita, calculada a partir da renda bruta do grupo familiar do solicitante, bem como a entrevista com o candidato. Não há um processo classificatório para concessão das bolsas. Os benefícios serão distribuídos conforme a ordem cronológica de realização das entrevistas.

Outras informações: (31) 3319-4444 e pucminas.br.