Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 148 | 3 a 9 de dezembro de 2018

Engenharia de Computação

Encerramento do semestre dos projetos de extensão aconteceu na terça, 27 de novembro

Nesta terça-feira, 27 de novembro, aconteceu o evento de encerramento dos projetos de extensão PUC Mais Idade e Programação de Robôs Didáticos como Ferramenta de Motivação Educacional, realizados pelo Curso de Engenharia de Computação da PUC Minas São Gabriel. A novidade deste semestre foi a participação dos integrantes das Oficinas de Robótica do Projeto Vila Fátima. Segundo a coordenadora do PUC Mais Idade, professora Simone Nogueira, a presença dos participantes das Oficinas no Vila Fátima promove a proposta de realizar a integração das ações da PUC Minas, além de oportunizar o conhecimento dos participantes do projeto da Unidade. Entre as diversas atividades que aconteceram no encerramento, houve a visita à aeronave do curso de Engenharia Aeronáutica, e, no Foyer do Teatro, o Campeonato da Robótica - com os alunos de São Gabriel e do Vila Fátima, uma apresentação de Just Dance e um momento de confraternização com um lanche compartilhado.

Um dos participantes que marcaram a presença no evento foi José Maria de Almeida, do projeto PUC Mais Idade e pai do coordenador do Curso de Engenharia de Computação, Sandro Jerônimo, que também esteve presente no encerramento. José, mais conhecido como Zé Maria, ainda realizou um pequeno discurso no Teatro sobre a importância dos projetos e da dedicação dos jovens em estudar e procurar um bom futuro, tendo como referencial o seu próprio filho.

O aposentado compreende o valor da ação para as pessoas de mais idade e da integração desta com os professores da Universidade, tanto por propiciar aos indivíduos dessa faixa etária um contato com a tecnologia como um cuidado com a saúde e prevenção contra doenças, por trabalhar o desenvolvimento mental, evitando, por exemplo, o Mal de Alzheimer. “Isso é muito importante para a comunidade. Até que tempos atrás eu falei que a PUC Minas deveria estender este projeto a todas as unidades, para dar mais conhecimento aos idosos. É muito difícil para um idoso não saber mexer num celular, mal manusear um controle remoto de uma televisão. E aqui você aprende tudo isso. É um grande ganho para o idoso”, reitera Zé Maria.

O estudante Caíque Gil, participante da oficina do Projeto Vila Fátima, afirma a importância deste para a formação social dos integrantes. “O bom da oficina é que nos ajuda, adolescentes, pessoas da sociedade que têm uma renda baixa, que não tem disponibilidade de pagar um curso caro para poder aprender. O projeto nos ajuda, por exemplo, a adquir o conhecimento e, também, a criar uma formação mais direta com a sociedade”, afirma.

Para ele, o investimento que a PUC Minas faz em tal área é importante, pois, por meio das aulas ministradas, acabam por obter mais informações e conhecimento de grande amplitude. “Às vezes, você tem que pagar uns cursos muito caros para aprender a mesma coisa que aprende lá, e isso é muito bom, porque ajuda os adolescentes a terem mais interesse nesses assuntos. Os adolescentes levam isso para a vida, o que ajuda muito a conseguir um emprego. Ao participar do projeto, o adolescente acaba descobrindo uma área de interesse e decide por ela por causa da influência do projeto”, explica Caíque.

O estudante João Vítor, participante do projeto de Programação de Robôs Didáticos como Ferramenta de Motivação Educacional, enfatizou a importância do projeto em sua vida escolar, principalmente em matemática e física, pois coloca em prática aquilo que aprende em sala, como regra de três. Ele também destaca o projeto como um diferencial no mercado de trabalho. E percebe outros pontos positivos no projeto. “É importante para a comunidade, para impedir que os jovens fiquem na rua, impedindo de fazerem coisas erradas, no mundo do crime. Trazem para dentro da universidade onde estão fazendo algo que vai ajudar no seu futuro”, conclui o aluno.