Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 148 | 3 a 9 de dezembro de 2018

PUC Tec: programa da Universidade vai investir em startups

No dia 10 de dezembro, a PUC Minas lançará oficialmente o programa PUC Tec, iniciativa da Universidade que pretende investir em startups a fim de promover a inovação de alto impacto que leve soluções para problemas significativos da sociedade. A proposta integra as comemorações dos 60 anos da Universidade, a serem completados em dezembro. A PUC Minas é uma das primeiras universidades no Brasil a investir em startups com o seu próprio programa de indução de negócios. Ela é reconhecida como uma das cinco melhores particulares do país no quesito inovação, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF 2018).

A PUC Minas faz investimento na casa de R$3 milhões, dos quais R$2 milhões em aporte de capital e o restante em mentoria, consultoria com professores da PUC Minas, palestras e conexão com a graduação para fomentar o ciclo da inovação desse Ecossistema da Universidade. O pré-lançamento ocorreu no dia 23 de novembro, quando foi apresentado as Regras Gerais do Programa de Indução de Negócios do PUC Tec. Nesta primeira rodada, foram selecionadas 40 startups, podendo ser tanto do Brasil quanto do exterior.

Além da indução de negócios, o PUC Tec irá dispor de outros dois programas: o de formação e o de densidade. O programa de formação irá oferecer conteúdo especializado e mentoria para executivos de grandes empresas, a fim de desenvolver inovação, comum a elas, com a participação das startups. O terceiro programa do PUC Tec, o de densidade, é responsável por gerar encontros, negócios, eventos para que a inovação continue a surgir dentro da Universidade. Várias ações dos Institutos e Faculdades da PUC Minas, a exemplo do programa de Pré-aceleração de Negócios (PAN), desenvolvido pelo Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei), a Mostra Tecnológica, promovida pelo Instituto Politécnico (Ipuc), o projeto Ideias, do Iceg/Proex, e projetos inovadores na Odontologia e Ciências Biológicas, entre outros, geram pesquisa e inovação, conhecimento para a sociedade, apoiam e fomentam startups. Mas, depois de criadas, essas startups, muitas vezes, têm dificuldades em se conectar ao mercado, a grandes empresas.