Os alunos do Curso de Direito da PUC Minas São Gabriel, Eduardo Henrique de Oliveira Barbosa e Izadora Gabriele dos Santos Oliveira, integram a equipe Sportecos, vencedora na Modalidade Movimento Ecos do desafio “APPS DomLab 2018”. A equipe recebeu o prêmio de dez mil reais no sábado, 17 de novembro, e visitará, em janeiro, uma feira de tecnologias na cidade de São Paulo, onde desenvolverão o APP criado na competição. “Durante a feira, vamos aprimorar o aplicativo. Nosso objetivo, em um momento futuro, é ampliar o público e abrir para o maior número de pessoas”, explica Eduardo.
O objetivo da competição era desenvolver aplicativos que solucionassem problemas apresentados pelo organizador do evento, projeto StartupDom, programa de aceleração de startups das instituições Dom Helder Câmara e Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). A proposta da Sportecos é uma monitoria digital das escolas participantes do projeto Movimento Ecos. Através de um algoritmo será possível acompanhar o desempenho da escola, além de promover a interação entre os participantes do Ecos. O projeto desenvolve ações de sustentabilidade nas escolas, que participam de um ranking de sustentabilidade. O aplicativo criado pela equipe vencedora auxiliará as escolas participantes no controle de suas ações sustentáveis, além de outras funcionalidades, como jogo educativo sobre reciclagem, fórum de perguntas sobre o tema e contato direto das escolas com os catadores e associações de reciclagem.
O grupo, Equipe Sportecos, também é integrado por Rodrigo de Alvarenga Carneiro Cruz (EMGE), Gabriela Latorre Galves (Dom Helder Câmara) e Fabrício José dos Santos Silva (Newton Paiva). O desafio “APPS DomLab 2018” se propõe a escolher os melhores projetos para desenvolver aplicativos eletrônicos para quatro iniciativas. As equipes finalistas foram avaliadas por um corpo de jurados, além de votação popular do público presente.