No mês de novembro acontece a Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, conhecida como Novembro Azul, cujo objetivo é explicar a importância da prevenção e, assim, desmitificar as formas de tratamento. O médico examinador e clínico geral Wanderley Barroso, do Posto Médico da PUC Minas São Gabriel, salienta a necessidade da prevenção. “É importante dizer que a prevenção é a única forma de se diagnosticar o câncer em estágio inicial, quando ele é curável em 90% dos casos. É preciso conscientizar os homens de que a doença não tem sintomas, ou seja, não se pode esperar sentir alguma coisa para procurar um urologista. A maneira mais segura de curar o câncer de próstata é descobrindo-o precocemente, fazendo os exames preventivos”, diz o médico.
Wanderley explica que homens que apresentem histórico familiar com presença do câncer devem realizar os exames preventivos anualmente (PSA e o Toque retal) a partir dos 40 anos de idade. Já aqueles que não têm histórico na família, devem fazer a partir dos 50 anos. Ele reitera que não se pode esperar o aparecimento dos sintomas para recorrer ao exame. “Seguramente, quando os sintomas começarem a se manifestar, a doença já estará em estágio avançado”, conclui ele.
Para promover a campanha na Unidade São Gabriel, durante a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), foram realizadas palestras sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e a saúde do homem. Além disso, no mês de novembro, a fachada do Prédio H fica iluminada de azul. Também no Prédio H, no primeiro andar do prédio, há um banner para que as pessoas tirem suas fotografias apoiando a campanha.
A Campanha
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens. Estima-se um total de 68 mil novos casos registrados até o fim de 2018. Novembro foi escolhido o mês oficial de conscientização sobre a doença, já que o dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A intenção é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção.