Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 147 | 26 de novembro a 2 de dezembro de 2018

Equipes ganhadoras da fase local do Hackathon promovido pela NASA têm alunos do São Gabriel

Das equipes ganhadoras da fase local do Hackathon Internacional NASA Space Apps Challenger, em Belo Horizonte, duas, Marcianos e Little Hubble in Space, e a equipe vencedora pelo voto do público, Orbi White, têm integrantes da PUC Minas São Gabriel. O SpaceApps é um programa de inovação de incubadoras da NASA e o Hackathon SpaceApps Challenger é uma competição internacional realizada simultaneamente em várias cidades do mundo. As equipes Little Hubble in Space e Marcianos venceram em Belo Horizonte, respectivamente, em segundo e terceiro lugar, e serão avaliadas pela NASA para concorrer, com os indicados das demais cidades, a uma visita ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos. A vencedora em primeiro lugar, Body Fuel, disputara no desafio Freestyle, por isso não concorrerá pela viagem.

A equipe Little Hubble in Space, vencedora em segundo lugar na Space Apps Belo Horizonte, tem como participantes os alunos de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, Túlio Henrique dos Santos e Athos Emanuel Veiga Miranda. A equipe também é formada por Débora Chaves Fernandes, do Curso de Jogos Digitais da PUC Minas Praça da Liberdade, Adam Chien Kirst, do curso de Filosofia, da UFMG, e Marcos Aurélio Siqueira Felix, bacharel em Sistemas de Informação e pós-graduado em 3D game-art, ambos pela PUC Minas. Atuando no desafio “On the Shoulders of Giants”, o projeto utilizou dados do Telescópio Espacial Hubble para criar um jogo infantil para crianças de 5 a 7 anos. O objetivo principal é estimular a criatividade e curiosidade sobre o Universo, que comumente é visto como algo complexo. O jogo conta com um layout infantil e um mascote, Little Hubble, que motivou o nome do projeto.

A equipe Marcianos, colocada em terceiro lugar na Space Apps Belo Horizonte, tem como participante a estudante de Sistemas de Informação da Unidade São Gabriel, Alessandra Faria Abreu, cujo grupo escolhera o desafio “Make sense on Mars”. O objetivo principal era a construção de um sensor na roupa do astronauta que o ajudasse a sobreviver em Marte. A equipe propôs três soluções complementares: um traje composto por um material especial capaz de proteger contra a radiação ionizante; um sensor de dosimetria ativo que detecte qualquer radiação que, eventualmente, penetre o traje, prezando pela segurança do ser humano em suas missões de exploração no planeta vermelho; para a garantia contra imprevistos, sensores especiais foram planejados para monitorar a área que irão explorar, protegendo-o de tempestades solares. A equipe é formada por Alessandra Faria Abreu, aluna de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, e pelos alunos da Newton Paiva, Natália Ribeiro Silva e Anna Luiza Araújo Baptista, de Engenharia Química, e Daniel de Castro Pacheco, de Engenharia Mecânica.

Já o grupo vencedor pelo voto do público foi o Orbi White, formado pelos alunos do curso de Engenharia Aeronáutica da PUC Minas São Gabriel, Barbara Helena de Oliveira Germano, Gustavo Henrique Alves Franco e Rafael Alves Pereira. A equipe propôs um roteiro de missão lunar com quatro escopos diferentes, convergindo para o mesmo objetivo, viabilizar uma base autossuficiente na Lua.

O Hackathon Space Apps Challenger de 2018 foi realizada entre os dias 19 e 21 de outubro em 200 cidades ao redor do mundo. Os participantes lidam com desafios reais desenvolvidos pela Agência Espacial Americana e, para solucionar as questões, recebem acesso aos dados da NASA. No evento, os participantes formam suas equipes e trabalham para criar uma solução dentro do tema escolhido em 48 horas. Trata-se de uma maratona de desenvolvimento tecnológico que atrai desenvolvedores, engenheiros, designers, cientistas e todas as pessoas com habilidades diversas e que têm em comum o desejo de criar soluções de impacto mundial. A equipe ganhadora concorrerá a uma visita ao NASA Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos. O resultado da fase global será divulgado em janeiro de 2019.

Para conferir os projetos, acesse o site da competição Space Apps Belo Horizonte.

https://2018.spaceappschallenge.org/locations/belo-horizonte/