Agenda PROEX
Número 17 | 26 de novembro a 2 de dezembro de 2018

Tecnologia e inovação

Ideias integra novo programa PUC Tec

 

O programa de extensão Ideias (Incubadora de Desenvolvimento Econômico e Social) é uma das iniciativas que se enquadram dentro eixo de atuação do PUC Tec denominado Densidade, responsável por gerar encontros, negócios, eventos para que a inovação continue a surgir dentro no ecossistema da Universidade. Os outros dois eixos, ou programas, são: Indução de Negócios e Formação. O PUC Tec, que será lançado oficialmente no dia 10 de dezembro, é um programa que irá investir em startups, para promover a inovação de alto impacto, que leve a soluções para problemas significativos da sociedade. A PUC Minas é uma das primeiras universidades no Brasil a investir em startups com o seu próprio programa de indução de negócios.


O professor Osvaldo Maurício de Oliveira, coordenador geral do Ideias, explica que o programa de extensão prestará orientações e encaminhará os alunos que possuem ideias de negócios para participar dos editais que serão publicados pelo PUC Tec. “O Ideias tem o papel de proporcionar um ambiente e uma cultura empreendedora dentro da Universidade para que os alunos e professores estejam alinhados e conectados não só com as oportunidades que serão geradas pelo PUC Tec, mas também com outros programas de fomento existente nos diversos ecossistemas de inovação e de startups fora da PUC Minas”, diz.


Dentro do programa Densidade, além do Ideias, há várias outras iniciativas dos Institutos e Faculdades que geram pesquisa e inovação, conhecimento para a sociedade e apoiam e fomentam startups, como o programa de Pré-aceleração de Negócios (PAN), desenvolvido pelo Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei); a Mostra Tecnológica, promovida pelo Instituto Politécnico (Ipuc); e projetos inovadores na Odontologia e Ciências Biológicas.


O programa de Indução de Negócios, cujas regras gerais foram lançadas no último dia 23, consistirá, em um primeiro momento, na seleção de 40 startups, podendo ser tanto do Brasil quanto do exterior. A PUC Minas fará investimento na casa de R$3 milhões, dos quais R$2 milhões em aporte de capital e o restante em mentoria, consultoria com professores da PUC Minas, palestras e conexão com a graduação para fomentar o ciclo da inovação desse ecossistema da Universidade.


Já o programa de Formação busca oferecer conteúdo especializado e mentoria para executivos de grandes empresas, a fim de desenvolver inovação, comum a elas, com a participação das startups.


Atualmente, o programa de extensão Ideias (Incubadora de Desenvolvimento Econômico e Social) possui escritórios nos Campi Betim e Coração Eucarístico e Unidade São Gabriel. O objetivo é promover o desenvolvimento local de forma sustentável com melhorias das condições de vida das pessoas, fomentando o crescimento econômico, a preservação ambiental e redução das vulnerabilidades sociais, por meio da aplicação do conhecimento científico e da inovação tecnológica.