Agenda PUC Minas no São Gabriel
Número 146 | 19 a 25 de novembro de 2018

Doações para a aldeia Naô Xohã

Numa iniciativa promovida pela disciplina Antropologia e Comunicação, estão sendo coletadas doações para a aldeia Naô Xohã que fica em São Joaquim de Bicas, região metropolitana de Belo Horizonte. O número de crianças tem crescido e muitas delas estão enfrentando dificuldades nutricionais por causa da falta de leite da mãe. Além disso, vêm sofrendo com a falta de produtividade da terra, o que faz com que toda renda venha da venda de artesanato na capital.

A aldeia precisa, com urgência, de doações de Nan Confort 1 (leite em pó especial para bebês de até 3 meses), Maizena, Mucilon ou Neston. É solicitado também leite em pó para as crianças maiores. Há ainda necessidade de fraldas de tecido na aldeia, evitando as descartáveis, para não ferir os princípios locais acerca da Mãe Terra. As doações podem ser entregues na Secretaria da Pastoral Universitária, Bloco D da PUC Minas São Gabriel, das 8h às 12h e das 14h às 21h.

A iniciativa é uma frente composta pela professora Antonia Montenegro e alunos, contando ainda com a Extensão dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da PUC Minas São Gabriel, coordenada pela professora Marta Neves e apoiada pela Pastoral Universitária, Agência BETA e Lab SG.

A aldeia é habitada por indígenas majoritariamente pertencentes à etnia pataxó. Como informou a Mídia Ninja, essas pessoas "viviam em contexto urbano ou em trânsito pela cidade de Belo Horizonte sob o fardo do aluguel, racismos, violência policial, sem acesso a dignidade na venda de artesanato. A situação na cidade ficou insustentável, e, para voltar a viver de acordo com seus costumes e cultura, e em tranquilidade, precisam de ajuda".