Agenda PROEX
Número 16 | 19 a 25 de novembro de 2018

Projeto Providência é tema de TCC

 

Intitulado O Brincar em Tempos de YouTube: a infância de meninas é adultizada em suas interações com a plataforma?, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um grupo de estudantes do Curso de Jornalismo, do Campus Coração Eucarístico, foi desenvolvido com crianças da Unidade Fazendinha do Projeto Providência. A pesquisa será apresentada à banca examinadora no dia 7 de dezembro, das 10h às 12h.

A proposta das estudantes Ane Guimarães Pires, Daniela Larissa Fernandes Alves, Luiza Avellar Couto e Silva, Raissa de Sousa Cardoso, Tércia Caroline Mendonça Ferreira e Yasmin Carneiro Kaizer foi realizar pesquisa empírica, através de rodas de conversa, com crianças entre 7 e 12 anos, para descobrir se existe um movimento de adultização guiado pelas mídias digitais. O foco na plataforma YouTube se deu a partir da apuração de que essa era a mídia à qual todas as crianças do grupo analisado tinham acesso.

As pesquisadoras iniciaram o trabalho esperando encontrar meninas consumidoras e inspiradas por conteúdo direcionado aos jovens, principalmente em relação à beleza e por influenciadoras mirins como a atriz e cantora Larissa Manoela e a cantora Melody. Entretanto, ao longo da pesquisa, o grupo percebeu que mesmo tendo uma gama enorme de conteúdo disponível no YouTube, as meninas pesquisadas escolhiam acompanhar vídeos direcionados para crianças, principalmente os que abordavam slime [uma espécie de geleia maleável que podem ser moldada e esticada] e brincadeiras em seu conteúdo. As pesquisadoras acreditam que essa escolha é motivada, em grande parte, pela experiência no Projeto Providência, que sempre incentiva a vivência da infância.