Agenda PROEX
Número 15 | 12 a 18 de novembro

Ressocialização

Oficina de fotografia na Apac

 

Com o objetivo de despertar novos olhares para a vida pela fotografia, os extensionistas Vítor Manoel Ferreira Mendes e Layla Costa Andrade, do Curso de Publicidade e Propaganda, da Unidade Praça da Liberdade, estão ministrando oficinas de fotografia para os recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), em Santa Luzia. Nesta quarta-feira (14), será realizada a primeira aula prática.


A atividade, vinculada ao programa de extensão (A)penas Humanos: ações interdisciplinares no âmbito da Apac, é supervisionada pela professora Sandra Maria de Freitas, coordenadora de Extensão da Faculdade de Comunicação e Artes e do Curso de Publicidade e Propaganda da Unidade Praça da Liberdade.


Nos primeiros encontros, de um total de sete, foi trabalhada a história da fotografia e apresentados os pioneiros da técnica, além de exibidas máquinas fotográficas antigas, para que os recuperandos pudessem entender o seu funcionamento. Posteriormente, foi trabalhada a parte técnica de regulagem da máquina, como a velocidade do obturador, a abertura do diafragma e o controle do ISO [medida que indica a sensibilidade do sensor da câmera à luz do ambiente].


Outro ponto abordado na oficina foi o olhar fotográfico. “A gente queria mostrar para eles que todo mundo vê a mesma coisa, mas cada um enxerga aquilo diferente” conta o extensionista Vítor. Além de trabalhar essa forma única de ver o mundo pela fotografia, os alunos trouxeram essa questão para vida pessoal dos recuperandos, incentivando-os a ver com outros olhos uma situação difícil que possam estar vivendo ou vir a viver.


Com o intuito de suscitar reflexões a partir das imagens, as fotografias produzidas pelos recuperandos serão exibidas no dia 1º de dezembro, quando acontecerá um encontro da comunidade com a Apac.