Os estudantes concluintes dos cursos de graduação da PUC Minas Praça da Liberdade em Administração e Direito farão prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 no dia 25 de novembro, a partir das 13h. A relação total de cursos que farão a prova do Enade consta na Portaria MEC nº 501, de 25 de maio de 2018.
São concluintes dos bacharelados os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2019, assim como aqueles que tiverem concluído 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até 31 de agosto de 2018. Com relação aos cursos de tecnologia, são considerados concluintes os estudantes que tenham expectativa de conclusão de curso até dezembro de 2018 ou que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018.
A avaliação é feita por meio de uma prova organizada com dez questões de formação geral e 30 de formação específica da área. No cálculo da nota final, as questões específicas têm peso de 75% e a formação geral contribui com 25%.
Os alunos ingressantes desses cursos também participam do Enade, mas não realizam a prova. São ingressantes os estudantes que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2018 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período de inscrição.
Por que é importante?
Realizar o Enade é importante, pois, além de propiciar prestígio acadêmico, pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, permite comparar o desempenho individual com o de milhares de colegas, bem como o do curso realizado com os outros da área no estado, na região e no país. Também poderá ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo condição prévia a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.