A aluna do Curso de Sistemas de Informação da Unidade São Gabriel, Alessandra Faria Abreu, junto a uma equipe de alunos de Engenharia Química e Mecânica, ganhou o Hackathon internacional NASA Space Apps Challenger em Belo Horizonte, fase local da competição. A equipe, chamada Marcianos, escolhera o desafio “Make sense on Mars”, o qual tinha como objetivo principal a construção de um sensor que esteja na roupa e ajude o astronauta a sobreviver em Marte. A equipe ganhadora concorrerá a uma visita ao NASA Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos. A próxima etapa para a equipe é a fase global.
A equipe propôs três soluções complementares: um traje composto por um material especial capaz de proteger contra a radiação ionizante; um sensor de dosimetria ativo que detecte qualquer radiação que, eventualmente, penetre o traje, prezando pela segurança do ser humano em suas missões de exploração no planeta vermelho; para a garantia contra imprevistos, sensores especiais foram planejados para monitorar a área que irão explorar, protegendo-o de tempestades solares. A equipe é formada por Alessandra Faria Abreu, da PUC Minas São Gabriel, e pelos alunos da Newton Paiva, Natália Ribeiro Silva e Anna Luiza Araújo Baptista, de Engenharia Química, e Daniel de Castro Pacheco, de Engenharia Mecânica.
O Hackathon Space Apps Challenger envolve parte da parceria aberta com o governo americano e é uma competição internacional realizada simultaneamente em várias cidades do mundo. Os participantes lidam com desafios reais desenvolvidos pela Agência Espacial Americana e, para solucionar as questões, recebem acesso aos dados da NASA. No evento, os participantes formam suas equipes e trabalham para criar uma solução dentro do tema escolhido em 48 horas. Trata-se de uma maratona de desenvolvimento tecnológico que atrai desenvolvedores, engenheiros, designers, cientistas e todas as pessoas com habilidades diversas e que têm em comum o desejo de criar soluções de impacto mundial. A edição em Belo Horizonte teve participação de 20 equipes.