Vinícius Lúcio Duval Mendonça foi o campeão da primeira edição do Festival da Canção PUC Minas com a música Las Vegas. “Muita emoção ganhar este festival. Graças a Deus, todo mundo gostou da canção. Foi maravilho. Festival muito bem organizado”, comemora. Vinícius é aluno de Engenharia Mecânica da Unidade São Gabriel. A etapa final foi realizada no sábado, 20 de outubro, no Teatro da Unidade São Gabriel, quando os oito finalistas se apresentaram para a banca de jurados.
A canção Riqueza Roubada, de Vinícius de Morais Justino, aluno do Curso de Administração do campus Contagem, ficou em segundo lugar; e em terceiro, Lugar de mulher é onde ela quiser, do professor do Curso de Direito, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves. Gilnane Oliveira da Silva Moreira, aluno do Curso de Fonoaudiologia, do campus Coração Eucarístico, levou o prêmio de melhor intérprete. “Estou muito feliz e agradecida. Obrigada à PUC Minas, minha Universidade querida, que eu adotei para conseguir conquistar os meus sonhos”, fala.
O Reitor da PUC Minas e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, entregou os prêmios aos vencedores. O primeiro lugar ganhou um curso na Escola de Música Popular – EMP. O segundo e o terceiro lugares ganharam, respectivamente, um violão e um ukulelê, da loja de instrumentos musicais Serenata. Todos receberam o troféu.
O Festival da Canção da PUC Minas é uma realização da PUC Minas São Gabriel, por meio da Coordenação de Pesquisa, Diretoria Acadêmica e Pastoral Universitária, com apoio da Serenata e da Escola de Música Popular - EMP.
Conheça os jurados da primeira edição do Festival da Canção:
Integrantes Externos
Glaura Lucas é autora de livros e inúmeros artigos publicados no Brasil e no exterior. Venceu o Prêmio Sílvio Romero, oferecido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular da FUNARTE. Integra o grupo de pesquisa em performance musical da Open University, na Inglaterra. Pós-doutora em etnomusicologia, é professora de Teoria Geral da Música na Escola de Música da UFMG.
Clara Sandroni é cantora, e já gravou nove discos, tendo cantado com grandes nomes da MPB. Já excursionou no Brasil com Milton Nascimento, e se apresentou na França e nos EUA. Recebeu o Prêmio de Melhor Cantora Brasileira, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Doutora em musicologia, é professora de Canto da Escola de Música da UFMG
Wilson Lopes é músico e arranjador, diretor musical e orquestrador de Milton Nascimento, com quem já se apresentou em mais de 30 países. Já gravou seis discos autorais, e é professor titular de violão da Escola de Música da UFMG.
Arildo Barros já foi premiado como Melhor Ator por quatro vezes. Atuou também em diversos filmes e no especial A Paixão Segundo Ouro Preto, da Rede Globo. Atualmente é ator do Grupo Galpão de Teatro, que já recebeu dezenas de prêmios no país além de ter participado de inúmeros festivais internacionais.
Flávia Ferraz é cantora e bacharel em violão pela UFMG, é uma das integrantes do Grupo Amaranto, trio vocal formado com as irmãs Marina e Lúcia. O trio Amaranto foi agraciado por três vezes com o título de Melhor Grupo Vocal de Minas Gerais, pelo Troféu Pró-Música. Já se apresentaram em diversas cidades do Brasil, e nos EUA, em Nova Iorque e Washington.
Raul Mariano é jornalista, ex-aluno do curso de Comunicação da PUC Minas, guitarrista e compositor. Gravou seu primeiro disco em 2016, em São Paulo. O trabalho foi saudado pela crítica como uma renovação do Clube da Esquina. Está atualmente gravando seu segundo disco.
Integrantes da Comunidade Acadêmica PUC Minas
Marcelo Nery é doutorando em Ciência da Computação pela UFMG na área de Inteligência Artificial. Atualmente é coordenador do Curso de Graduação Tecnológica em Jogos Digitais da PUC Minas São Gabriel. Apaixonado por música e multi instrumentista, foi idealizador do Primeiro Festival de Bandas da PUC Minas São Gabriel.
Carlos Eduardo Carrusca é doutor em Psicologia pela UFMG. É Coordenador do Curso de Psicologia da PUC Minas São Gabriel e professor da Faculdade de Psicologia no campus Coração Eucarístico e unidade São Gabriel, desenvolvendo estudos no campo da Psicologia Organizacional, Saúde Mental e Trabalho. Autor de vários livros, é músico amador, dominando com maestria violão e teclados.
Armindo Teodósio é doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. É professor do Mestrado em Administração da PUC Minas, e pesquisador das áreas de Gestão Social e Ambiental, Políticas Públicas e Estudos Organizacionais. Músico amador, admira entre outras manifestações musicais, os grupos de rock das décadas de 1970 e 1980.
Cícera Botelho é aluna e funcionária da PUC Minas Coração Eucarístico. Cantora, atua de forma dinâmica em várias iniciativas culturais da Universidade.