Agenda PROEX
Número 12 | 22 a 28 de outubro de 2018

Fonoaudiologia

Gagueira é tema de prática curricular de extensão

 

Nesta segunda (22), é comemorado o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Alunos da disciplina Avaliação e Terapia da Fluência, do Curso de Fonoaudiologia da PUC Minas, realizarão práticas curriculares de extensão em escolas e em unidades municipais de educação infantil (Umeis) da capital e interior. A atividade, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de outubro, é supervisionada pela professora responsável, Ana Teresa Brandão de Oliveira e Britto, assessora acadêmica da Pró-Reitoria de Extensão.


Inspirados pelo tema deste ano, Fale o que Você Pensa, o cronograma inclui atividades como palestras, rodas de conversa sobre os mitos e verdades da gagueira, entrega de cartilha informativa sobre o tema e atividades lúdicas com as crianças, pais e professores.

Confira as instituições beneficiadas:

22/10 - Escola Municipal Dona Maria Pinto de Mendonça: Rua Sinforosa Moreira de Almeida, 70, Nova Brasília, Igaratinga .


24/10 - Umei Gameleira: Av. Amazonas, 5.855, Gameleira, Belo Horizonte


25/10 - Umei Vila São Vicente: R. Humaitá, 1.949, Padre Eustáquio, Belo Horizonte


26/10 - Escola Pequeno Príncipe: Av. 7 de Abril, 614, Esplanada, Belo Horizonte.


De acordo com a professora Ana Teresa, a gagueira é cientificamente considerada como distúrbio ou transtorno de fluência da fala que apresenta múltiplas causas. O fonoaudiólogo é o profissional que diagnostica e trata os distúrbios da fluência, entre eles a gagueira.


Segundo informações do site do Instituto Brasileiro de Fluência, a incidência da gagueira é de 5%, ou seja, cerca de 10 milhões de brasileiros estão passando por um período de gagueira neste momento. O número é maior do que a população da cidade do Rio de Janeiro. A prevalência da gagueira é de 1%, ou seja, cerca de 2 milhões de brasileiros gaguejam de forma crônica (há anos ou décadas), número esse superior à população de Manaus ou Curitiba.


A data foi definida pela Associação Internacional de Fluência e pela Associação Internacional de Gagueira em 1998.