A 19ª edição do MiniONU, maior modelo intercolegial das Nações Unidas na América Latina, acontecerá no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas de 12 a 15 de outubro, nos vários auditórios e salas de aula do prédio 43. A organização é do Departamento de Relações Internacionais da Universidade. A abertura será às 19h, em tenda entre os prédios 3 e 15 e terá como palestrante Bia Ferreira, cantora, compositora e ativista. Veja a programação.
Participarão 1.094 estudantes do ensino médio de 90 escolas de várias regiões do Brasil. Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, os estudantes do ensino médio integrarão 20 comitês de simulação do funcionamento da ONU, em temáticas variadas como direitos humanos, futebol feminino, guerras no Kosovo e na Líbia, entre outras.
Alunos da PUC Minas também participam do evento. Os estudantes de Relações Internacionais são responsáveis pela organização e produção acadêmica que orienta os delegados (os alunos do ensino médio) a estudarem para a simulação. Os de Comunicação Social ficam responsáveis pela cobertura das atividades, publicando-as no Primal Times, jornal impresso e em redes sociais digitais. Os estudantes de Psicologia são responsáveis pela seleção dos voluntários do Curso de Relações Internacionais para o evento e também dão apoio psicológico aos alunos do ensino médio e professores das escolas participantes. E os de Serviço Social são responsáveis pelo apoio pedagógico e programação direcionada aos professores do ensino médio, em palestras e painéis, em temáticas como Minas-África, metodologias ativas, redes sociais em salas de aula, entre outras.
Bia Ferreira
A palestrante da cerimônia de abertura define sua música como MMP – Música de Mulher Preta. Faz uso de sua música para educar e conscientizar sobre o racismo no Brasil. Multi-instrumentalista, Bia Ferreira trabalha com música desde os 15 anos.