A partir de segunda-feira, 1º de outubro, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo recebe a exposição Plecnikova Liubliana, que retrata a vida e obra do maior arquiteto esloveno, Joze Plecnik. A exposição, que prosseguirá até 18 de outubro, é realizada pela embaixada da Eslovênia e faz parte das atividades da Semana de Arquitetura. A abertura será no dia 1º de outubro, às 18h, no corredor do segundo andar do prédio 47. Às 19h30, a arquiteta eslovena–brasileira Darja Kos Braga fará uma palestra sobre a vida e obra de Plecnik.
Joze Plecnik tem para os eslovenos o mesmo significado que Oscar Niemeyer tem para Brasília e para o Brasil. As obras de Plecnik marcaram significativamente as capitais europeias: Liubliana, Viena, Praga e Belgrado. Independente dos estilos de arquitetura do começo do século 20, ele desenvolveu o seu próprio estilo, atemporal e cheio de simbolismo. Suas obras também foram indicadas para integrarem a lista do Patrimônio da Humanidade da Unesco em 2018. A exposição conta com 20 painéis em português e inglês, apresentando as principais obras do arquiteto, as quais podem ser admiradas ao se visitar a capital da Eslovênia.
No Brasil, a exposição já foi realizada duas vezes: a primeira em setembro de 2017 no Palácio do Governo do Distrito Federal (Palácio do Buriti) e, posteriormente, na Universidade de Brasília.